Olá pessoal,
Hoje é o Dia Nacional da Fotografia, ou o dia do fotógrafo, como gostamos de pensar e como sei que tem gente que gosta muito das dicas, resolvi escrever sobre algo que considero bem importante para quem gosta de sair por aí fotografando. Especialmente quem viaja ou participa de muitas expedições fotográficas como eu, não pode deixar de ter alguns acessórios básicos, porém muito importantes.
Eu sou uma fotografa de paisagens. Não que eu não faça fotos em ambientes fechados, mas a ideia de carregar flash, softbox, radio flash, etc, não é legal. Isso fica para quem trabalha em estúdio e já deixa tudo montado, e como não tenho estúdio porque ainda não vivo da fotografia, gosto de soluções simples de fotografar, como ir a parques, praias e lugares históricos, que me oferecem luz e plano de fundo natural, onde eu uso o mínimo de acessórios possíveis. Então vamos ver só o que é essencial...
Tripé
![]() |
Mini tripé de mesa |
É um equipamento indispensável. O tripé serve para fazer fotos em "baixa velocidade", que é quando há pouca luz e precisa-se de estabilidade para evitar trepidações, para que a foto não saia tremida. Além disso, permite que o fotógrafo fique com as mãos livres em alguns momentos. Um bom tripé não custa tão caro e por serem feitos em alumínio são leves, e com suas articulações não ocupa tanto espaço e dá pra transportar tranquilamente.
Rebatedor
![]() |
Kit rebatedores |
O rebatedor não é um acessório tão indispensável, mas é muito útil em situações onde se faz necessário iluminar alguns pontos e fazer reflexos especiais no que está sendo fotografado. Ele nos ajuda a aproveitar o máximo as fontes de luz existentes no local. Um kit de rebatedores (o mais básico vem com difusor, branco, prata, dourado e preto), custa barato e são portáteis. É ótimo para fazer ensaios fotográficos ao ar livre, mas é preciso de alguém que o segure enquanto você fotografa.
Filtro UV
![]() |
Filtro UV |
Esse é um acessório indispensável para quem tem zelo com seu equipamento. O filtro UV é essencial para evitar danos a lente e ao sensor, protegendo de impactos, riscos e de danos provocados pela incidência direta do sol. Apesar de não ser tão barato assim, a importância dele sobrepuja o custo.
Baterias e Cartões de Memória
![]() |
Bateria e cartão de memória |
Assim como seu smartphone, sua câmera precisa de bateria e cartão de memória, não é? Normalmente a bateria já vem junto com sua câmera, como é o caso das ultrazoon, semiprofssionais e profissionais. As mais básicas, como as compactas ainda usam pilhas, nesse caso acredito que seja importante usar pilhas recarregáveis que possuem melhor custo-benefício.
O cartão de memória também é indispensável, pois a memória interna das câmeras é muito pequena. Ao comprar um cartão de memória, prefira os de classe 10, que são os mais indicados e seguros para fotografia.
![]() |
Grip |
As baterias originais são um pouco caras, mas vale a pena ter uma extra. Já os cartões de memória tem preços bem competitivos e dá pra investir neles sem medo de ser feliz. Investir em um grip também é uma boa para quem fotografa muito e não quer perder tempo substituindo uma bateria sem carga.
Mochila
Agora que você está bem equipado e pronto para sair por aí fotografando, que tal uma mochila ou bolsa onde transportar todos os acessórios? Quando comprei minha câmera não tinha bolsa e morria de medo de sair com ela, pois ficava muito exposta e suscetível a impactos. Um bolsa própria para câmera, além de proteger, possui compartimentos onde dá para levar tudo de forma bem organizada.
Importante: Invista em uma bolsa de qualidade, de preferência a prova d'água, o que não sai barato, caso contrário, mais caro que a bolsa será ter seu equipamento danificado durante uma viagem ou algum trabalho importante.
E o principal...
Não importa se você é profissional ou amador, não basta ter um bom equipamento se não possuir sensibilidade e percepção do momento para captar uma boa imagem, além de conhecimento, o que significa que o estudo é o acessório mais importante. Por outro lado, um bom equipamento permitirá que você faça os melhores clicks sem se preocupar com tratamento posterior ou perda de seu trabalho.
É isso.
Espero que essas dicas tenham ajudado. Comente o que achou. Sua opinião é muito importante para manter a qualidade das postagens no blog. Fiquem a vontade para visitar todas seções e descobrir outras dicas.
Até a próxima!
#FelizDiaDoFotógrafo