Olá pessoal, tudo bem?
Aproveitando o mês da Maratona Setembro Nacional, aproveito para falar sobre uma das minhas paixões, o cinema. E confesso que não sou muito fã do cinema nacional, mas acredito que ele tem evoluído bastante, nos proporcionando alguns bons momentos em frente a telona. Então, selecionei 5 filmes que vi, gostei e recomendo.
1 - Central do Brasil
Dora (Fernanda Montenegro) trabalha escrevendo cartas para analfabetos na estação Central do Brasil, Rio de Janeiro. A escrivã ajuda um menino (Vinícius de Oliveira), após sua mãe ser atropelada, a tentar encontrar o pai que nunca conheceu, no interior do Nordeste.
2 - O Auto da Compadecida
Ano: 2000
As aventuras dos nordestinos João Grilo, um sertanejo pobre e mentiroso, e Chicó, o mais covarde dos homens. Ambos lutam pelo pão de cada dia e atravessam por vários episódios enganando a todos do pequeno vilarejo de Taperoá, no sertão da Paraíba. A salvação da dupla acontece com a aparição da Nossa Senhora. Adaptação da obra de Ariano Suassuna.
3 - Cidade de Deus
4 - Lisbela e o Prisioneiro
Lisbela é uma moça que adora ir ao cinema e vive sonhando com os galãs de Hollywood dos filmes que assiste. Leléu é um malandro conquistador, que em meio a uma de suas muitas aventuras chega à cidade de Lisbela. Após se conhecerem eles logo se apaixonam, mas há um problema: Lisbela está noiva. Em meio às dúvidas e aos problemas familiares que a nova paixão desperta, há ainda a presença de um matador que está atrás de Leléu, devido a ele ter se envolvido com sua esposa.
Assista o Trailer
5 - Gonzaga. De Pai pra Filho
Ano: 2012
Decidido a mudar seu destino, Gonzaga sai de casa jovem e segue para cidade grande em busca de novos horizontes e para apagar uma tristeza amorosa. Lá, ele conhece uma bela mulher, Odaléia, por quem se encanta. Após o nascimento do filho e complicações de saúde da esposa, ele decide voltar para a estrada para garantir os estudos e um futuro melhor para o herdeiro. Para isso, deixa o pequeno aos cuidados de amigos no Rio de Janeiro e sai pelo Brasil afora. Só não imaginava que essa distância entre eles faria crescer uma complicada relação, potencializada pelas personalidades fortes de ambos. Baseada em conversas realizadas entre pai e filho, essa é a história do cantor e sanfoneiro Luiz Gonzaga, também conhecido como O Rei do Baião ou Gonzagão, e de seu filho, popularmente chamado de Gonzaguinha.
Bom, eu sempre faço críticas ao nosso cinema pelo fato de termos ótimas temáticas e histórias inspiradoras, mas infelizmente, a industria cinematográfica brasileira insiste em produzir filmes horríveis, especialmente as comédias de humor duvidoso e apelativo. Isso me entristece e me chateia muito, pois sei que temos um potencial enorme de produzir filmes de qualidade, sejam com teor mais cult, biográficos ou dramáticos, como é o caso desses que listei e de mais alguns poucos que podemos encontrar por aqui.
Sei que existem outros bons filmes que poderiam compor essa lista, mas ainda não tive oportunidade de ver todos os que gostaria. Mas espero que esse Top 5 mostre um pouco do que temos de bom a exibir. E não pude deixar de focar nos filmes que retratam um pouco do Nordeste que apesar de tudo, é um lugar lindo, que eu amo e que sempre farei questão de exaltar.
E vocês, qual ou quais filmes nacionais consideram o(s) melhor(es)?
Até a próxima!!!