junho 23, 2016

Funções de câmera (parte 2)

Olá pessoal, tudo bem?
Faz um tempão que estou devendo essa postagem sobre fotografia, não é? Peço desculpas por isso, mas esse tipo de postagem exige uma intensa pesquisa, análise de informações e compilação para tornar tudo mais didático.


Dessa forma, resolvi trazer mais um tópico sobre fotografia, aprofundando mais o assunto para quem tem interesse no assunto, já fotografa ou pretende começar. E como eu falei no post anterior, talvez algumas coisas que eu fale aqui vão um pouco além do uso da câmera do celular, mas acaba servindo para mostrar que a fotografia é mais do que apertar o botão de disparo.


Velocidade do disparo

A velocidade de disparo é o tempo que o obturador fica aberto, antes de voltar para a posição inicial. Como veremos a seguir, essa velocidade está diretamente ligada com a ideia de “movimento” da foto, e com a quantidade de luz que o sensor será capaz de captar. Ela pode ser controlada na maior parte das câmeras, principalmente nas que possuem funcionamento mais avançado.


Como a imagem acima mostra, o catavento da esquerda parece parado, pois a velocidade usada estava alta, acima de 1/200, por exemplo, enquanto que na imagem da direita, a longa exposição fez com o movimento do catavento se tornasse visível. O controle da velocidade é bastante utilizado em fotografias de cachoeiras, de esportes, dentre outras finalidades, como o lightpaint, que eu já falei aqui.

Efeito véu de noiva
A velocidade de disparo, ou shutter, é medida em segundos, ou frações de segundos, expressos desta forma: 5” para velocidade acima de um segundo, que neste caso são 5 segundos, pois o numero representa o tempo; e 1/200 para velocidades abaixo de um segundo, neste caso a velocidade é um segundo dividido por 200. Quanto mais rápido, menos luz é captada, porém as chances da imagem ficar tremida são bem menores.


Se o ambiente estiver muito escuro, será preciso abaixar a velocidade de disparo, aumentando assim o tempo de exposição. Porém, se você não tiver um apoio para a câmera, é provável que a imagem fique tremida.

Que conferir a primeira parte dessa postagem? Clique AQUI e saiba mais.

Por hoje é só pessoal, se surgirem dúvidas, sintam-se a vontade para perguntar. E prometo que não vou mais demorar tanto a trazer postagens sobre fotografia, pois sei que vocês gostam.

Até a próxima!
 
© Ventos do Outono | 2016 | Todos os Direitos Reservados | Criado por: Luciana Martinho | Tecnologia Blogger. imagem-logo