Olá pessoal, tudo bem?
Hoje trago uma resenha muito especial.
A MINHA AMIGA, Luciana Martinho, lá do blog Lu Martinho, escreveu um conto para o livro Demontale, que foi recentemente lançado na Bienal pela editora Arwen e é claro que eu tinha que ler neh... Vamos saber mais.

Título: Ligações Secretas, em Demontale | Autora: Luciana Martinho | Ano: 2016 | Gênero: Fantasia | Editora: Arwen
Bom, o conto é bem curtinho, tem apenas 10 páginas e por fazer parte de uma história maior, no caso do livro Demontale, fica difícil falar sobre ele sem adentrar muito na trama, onde a sinopse nos apresenta um parâmetro geral do enredo, quando conhecemos Iva, uma princesa cuja mãe lhe confiou um livro contendo vários feitiços e magias que seriam necessárias para dominar o reino de Taleland. Porém, por ser meia bruxa, ela se vê dividida entre continuar o destino de sua mãe ou defender o reino que seu pai, um mero mortal construiu com tanta dedicação.
“Você é mais forte
agora e de você virá toda a força e energia que precisará para governar este
reino e outros, transformando a terra em um lugar livre para bruxos e bruxas
como nós.”
Dividido em partes, o conto se passa no período de meses, onde os acontecimentos precedem o aniversário de 18 anos de Iva, e contém todos os elementos das fábulas, do tipo Branca de Neve e Cinderela, nos apresentando uma princesa, cujo destino é casar com um príncipe e tals, Não fosse o fato desse "príncipe" ser o senhor das trevas, que tem como missão libertar outros bruxos e feiticeiras para dominar o reino e subjugar aqueles que lá vivem. Ou seja, esse não é bem um conto de fadas com o qual sonhamos na infância.
A escrita da Lu é fluida, rápida e nos leva junto com a nossa protagonista em seu dilema de salvar o reino ou os seres do submundo, o que acaba nos mostrando um lado diferente dessa fábula, pois a princesa já não é apenas uma mocinha que precisa ser salva pelo príncipe, mas cabe a ela decidir o seu destino e do seu reino.
“Seus olhos foram
tomados por mil cores de dezenas e mais dezenas de vestidos de baile coloridos
esvoaçando pelo grande espaço ao som da música e, ao tocar o chão com seus
lindos sapatos dourados, nada aconteceu.”
Infelizmente, por não ter lido todo o livro, o conto deixa algumas lacunas na trama, mas pela sinopse é possível imaginar o que está por vir, tendo em vista que essa história não parece ser um simples conto de fadas, acredito que haja muito mais a ser dito por essa história.
“Eram momentos esquecidos,
histórias apagadas e memórias esquecidas que retornavam para ela como uma forte
torrente.”
Acho que já entrei muito no enredo, então vou falar sobre a edição, que apesar de ter lido a versão digital, possui alguns detalhes que remetem a história, bem como a capa lindíssima. A revisão também está impecável.
Sobre a autora:
