outubro 25, 2017

Resenha 14/17: Ed & Lorraine Warren - Demonologistas

Olá pessoal, tudo bem?
Correndo para cumprir minha meta de leitura do mês, hoje trago a resenha de uma das leituras da minha TBR de outubro.


O livro em questão, tem tudo a ver com o tema do mês e eu estava bem animada para começar a ler. Vamos saber agora o que eu achei dessa leitura.

Clique para comprar
Sinopse: Não é de hoje que os fãs do terror conhecem Ed Warren e sua esposa, Lorraine. O casal foi retratado em filmes de grande sucesso, como Invocação do Mal, Annabelle e Horror em Amityville. Mas basta folhear as páginas de Ed & Lorraine Warren: Demonologistas para constatar que, muitas vezes, a vida pode ser bem mais assustadora que o cinema. No livro, Gerald Brittle desvenda alguns dos principais casos reais vividos pelos Warren. Ed e Lorraine permitiram ao autor acesso exclusivo aos seus arquivos sobrenaturais, que incluem relatos extraordinários de poltergeists, casas mal-assombradas e possessões demoníacas. O resultado é um livro rico em detalhes como nenhum outro.

Título: Ed & Lorraine Warren - Demonologistas | Autor: Gerald Brittle | Ano: 2016 | Gênero: Terror, Não-Ficção | Editora: DarkSide


O livro se apresenta em forma de documentário, onde os protagonistas, Ed e Lorraine Warren, contam algumas de suas histórias, bem como falar sobre os vários aspectos de sua profissão tão incomum. Afinal,a demonologia não é uma carreira que você escolhe quando entra na faculdade.


É por isso que os Warren fazem palestras: não para contar histórias de fantasmas, mas para apresentar casos verdadeiros que mostram a existência dos fenômenos sobrenaturais e explicar como e por que eles ocorrem.”

Ed e Lorraine narram algumas das histórias conhecidas do público, como o caso Amitville e Anabele, ambos transformados em filmes de grande sucesso para os fãs do terror. Porém, há muitas outras histórias nesse livro tão ou talvez mais, assustadores que as que assistimos na telona, e elas são descritas com riqueza de detalhes nesse livro.


“Os olhos negros sem pupila encaram-no de volta, enquanto o sorriso pintado dava à boneca uma expressão de ironia sinistra.”

Como o livro é narrado em forma de entrevista, os protagonistas vão respondendo alguns questionamentos sobre a profissão, sobre possessão, infestação, opressão, fenômenos sobrenaturais, etc... tudo com bastante precisão e embasamento. Eles se utilizam de citações de pesquisadores no assunto, passagens bíblicas, fotografias e descrições de gravações de áudio, como forma de comprovar a veracidade do que está contado, pois é difícil crer nas palavras do casal sem tais provas.


“Nunca se esqueça: as forças diabólicas que você desafia são astutas, pois ao contrário de qualquer mortal, elas possuem a sabedoria e o conhecimento das eras.”

Algumas das histórias são arrepiantes e eu só imaginava como seria uma adaptação para o cinema de cada uma dela, pois adoro o gênero e quando se trata de um filme baseado em fatos reais, isso torna tudo muito mais assustador. Mas confesso que li o livro cética, pois havia muitos clichês, coisas que já lemos ou vimos em outros filmes, livros, como se eles tivessem pescado informações em várias fontes para repassar para o público. Mas isso é a minha interpretação, visto que não sou uma pessoa impressionável e desconfio de tudo.


“Até cerca de um século atrás, toda e qualquer doença mental era tratada como um sinal de possessão. Hoje, toda e qualquer opressão ou possessão é tratada como um sinal de doença mental.”

De toda forma, o livro é incrível, a leitura é muito informativa, eles dão várias pistas, dicas de como se livrar de um espírito demoníaco, como evitar e tal. 


“Esses são os fenômenos sobrenaturais: você precisa ir além do manual de ciências para encontrar as respostas aqui.”

Para mim, o mais interessante é pensar que esse casal existiu (existe ainda?) e a forma como eles viveram, tendo demônios e espíritos o tempo todo rodeando suas vidas. Acredito que poder ajudar as pessoas oprimidas e as famílias que sofriam com isso era um grande motivador.


“É nesse ponto, quando a atividade se torna absolutamente insuportável, que a vítima é acordada às 3h da madrugada por uma entidade vestida de preto, de pé, ao pé da cama, dizendo para a pessoa parar de resistir” Isso é terror, é opressão!”

Até me lembrou um caso que aconteceu aqui na minha cidade muitos anos atrás, de uma casa mal assombrada perto de onde minha avó morava. Os relatos das pessoas que conhecem a história são bem parecidos com os descritos no livro e fiquei bem balançada com isso.

Bom, não quis entrar em detalhes das histórias do livro, mas espero que quem se interessar leia, pois é um bom manual sobre demonologia.

Até a próxima!!!
 
© Ventos do Outono | 2016 | Todos os Direitos Reservados | Criado por: Luciana Martinho | Tecnologia Blogger. imagem-logo