fevereiro 01, 2015

Rock anos 80

Oi gente, tudo bem? Espero que sim!
A seção Música do meu blog não faz tanto sucesso quanto as outras, ainda assim, é uma das minhas paixões e eu não consigo deixar de postar sobre algo que é tão presente na vida de todos.


1980 foi considerada a "Década Perdida", e talvez tenha sido, para a política, para a economia nacional, pois foi o período de transição da ditadura para a democracia, onde tudo desandou, a inflação estava galopante e as taxas de desemprego altíssimas mas, como se costuma dizer que nem tudo está perdido, a música veio para trazer a tona reflexões e ótimos artistas ao cenário caótico em que o país se encontrava.
Não é porque foi a década em que nasci, mas considero o melhor período para a música nacional, tanto que grande parte das bandas de rock nacional surgiram nessa época e junto com elas letras com temas políticos e sociais que são referências até hoje, apesar disso, não fugiram do estilo romântico, e suas letras possuem um caráter mais leve e menos sofrido do que as românticas tradicionais que conhecemos.
Muitos desses artistas continuam fazendo sucesso e lotando shows Brasil afora, 30 anos depois, vamos conhecer alguns?

Os Paralamas do Sucesso - A banda é carioca, mas Brasília foi onde o sucesso começou, e em 2012 o trio comemorou 30 anos com uma turnê por todo o Brasil, sob a liderança de Herbert Vianna, que mesmo após um grave acidente que o deixou paraplégico, eles mantem um ritmo musical incrível com letras marcantes e inesquecíveis. Entre elas, Alagados, Lanterna dos Afogados, Meu Erro, Óculos, Cuide Bem do Seu Amor... músicas que fizeram e ainda fazem a cabeça de uma geração...


Legião Urbana - Eu ouso dizer que essa banda foi um fenômeno musical dos anos 80, quando Renato Russo e sua abrangente visão de mundo, nos deu letras fortes, cheias de sentimento e revolta, dentro de uma verdade que veio a se tornar a voz da geração chamada de coca-cola. A banda acabou após a morte de Renato Russo em 1996, mas é impossível não conhecer algumas de suas canções, ou até saber tocá-las no violão, como Faroeste Caboclo (que até virou filme), Será, Tempo Perdido, Pais e Filhos, perfeição...


Titãs - Uma das bandas mais bem sucedidas da época, pois quase todos os componentes, além de tocarem também cantam, o que proporcionou o surgimento de novos artistas de peso, como Arnaldo Antunes e Nando Reis, que partiram em carreira solo. Bichos Escrotos, epitáfio, Polícia, Homem Primata e Sonífera Ilha são só alguns dos muitos sucessos da banda.


Engenheiros do Hawaii - Seguindo o mesmo estilo das anteriores, a banda proveniente do Sul do país conquistou o Brasil com suas músicas marcantes e letras metafóricas. Entre os maiores sucessos estão: O papa é Pop, Parabólica, Pra ser Sincero, Infinita Highway e Era Um Garoto que Como Eu Amava os Beatles e os Rolling Stones.


Barão Vermelho - Liderada pelo gênio Cazuza, essa banda também foi um grande sucesso e continuou em voga, mesmo após a saída de Cazuza para sua bem-sucedida carreira solo - e posteriormente sua morte, quando Frejat assumiu a banda e deu novo fôlego ao grupo. Sucessos não faltam na discografia dessa banda: Exagerado, Pro dia nascer Feliz, Por você, Codinome Beija-Flor e O Tempo Não Para...


Além dessas, ainda temos Kid Abelha, RPM, Biquíni Cavadão, Capital Inicial, Sepultura, entre tantas outras que fazem sucesso há 30 anos e são referências musicais para todos que apreciam a boa música nacional, e não me refiro apenas aos roqueiros, mas a todos que tiveram o privilégio de viver essa época, mesmo os nascidos nos anos 90 que alcançaram o auge de muitas dessas bandas. Tenho certeza que você já ouviu pelo menos 3 das músicas que citei, e tenho certeza que vocês devem conhecer muitas outras.
É muito empolgante para mim falar sobre esse tema, pois cresci ao som dessas bandas e tive a oportunidade de ir a alguns shows (de Paralamas fui a uns 15 pelo menos), então vou parar por aqui senão vai extrapolar os caracteres(?) e vocês não vão ler tudo.

E não deixem de comentar. Quero saber a opinião de vocês!!!

Até a próxima!!!
 
© Ventos do Outono | 2016 | Todos os Direitos Reservados | Criado por: Luciana Martinho | Tecnologia Blogger. imagem-logo