setembro 17, 2015

Tag: Literatura Nacional

Olá pessoal, tudo bem?
Como este mês está sendo todo dedicado a temas nacionais, resolvi que queria responder uma Tag, mas não conhecia nenhuma com foco nesse tema, sendo assim, criei essa Tag sobre literatura nacional, especialmente para o mês da Maratona Setembro Nacional. Espero que gostem.

Image and video hosting by TinyPic

1 - Qual seu escritor(a) nacional preferido(a)?

Eu gosto de muitos, especialmente os poetas e para não deixar essa categoria de fora, digo que Mario Quintana é meu escritor e poeta preferido.

2 - Qual livro nacional você gostaria de ler, mas ainda não teve oportunidade?

Eu sempre quis ler algo da Clarice Lispector, mas dentre suas obras a que mais tenho vontade de ler é A Paixão Segundo G.H.

3 - Qual o gênero literário nacional você mais gosta?

Eu ainda não formei meu gosto, pois tenho lido um pouco de tudo, mas tenho me surpreendido com a qualidade dos suspenses e fantasias.

4 - Qual personagem da literatura nacional você se identifica ou gostaria de ser?

Difícil, mas acho que eu gostaria de ser Dona Flor me julguem kkkk

5 - Qual o livro nacional que você tem na estante possui a capa mais bonita?

Eu sou apaixonada pela capa de Ainda Não Te Disse Nada, do Maurício Gomyde.
Image and video hosting by TinyPic
Essa é a imagem da capa, o livro estando aberto

6 - Qual o título de livro nacional mais te chamou atenção até hoje?

Chuva de Novembro do Carlos de Andrade foi um livro que me chamou atenção de cara pelo título. Sou louca para ler, mas ele é uma raridade, infelizmente.

7 - Você possui alguma trilogia, saga ou coleção completa de alguma obra nacional? Qual?

Eu tenho (na verdade pertencia a meu pai) uma coleção intitulada Contos do Alquimista de Paulo Coelho, composto por 10 livros.

Image and video hosting by TinyPic
Está faltando 2 porque ratos roeram as capas e não quis que aparecessem na foto kkk

8 - Em sua opinião, qual o melhor clássico da literatura nacional?

Não tenho cacife para falar sobre clássicos, pois li pouquíssimos, mas pelo que ouço falar, Dom Casmurro de Machado de Assis é um dos, senão o melhor, clássico da literatura nacional.

9 - Indique um livro que você acredita ser leitura obrigatória dentre os nacionais.

Eu poderia indicar qualquer um do Maurício Gomyde, mas como ainda não li todos, acredito que A Máquina de Contar Histórias é uma leitura muito completa para qualquer tipo de leitor.

10 - Cite uma frase inesquecível de um livro nacional:

“Talvez tudo o que se vê, neste plano de objetos sólidos e intransponíveis, seja apenas uma manifestação do prosaísmo dos olhos dos homens que não conseguem enxergar o valor verdadeiro das coisas!” (Presságio - O Assassinato da Freira Nua - Leonardo Barros)


Bom é isso. Eu criei a Tag, mas confesso que senti um pouco de dificuldade em responder alguns itens, mas acho que consegui passar a mensagem.

Vocês podem conferir as resenhas de alguns dos livros citados, clicando sobre os títulos dos mesmos.

Sintam-se à vontade para respondê-la, lembrando de usar o banner e creditar a criadora (eu).

Até a próxima!!!


 
© Ventos do Outono | 2016 | Todos os Direitos Reservados | Criado por: Luciana Martinho | Tecnologia Blogger. imagem-logo