setembro 03, 2017

Resenha 11/17: Paneloviski

Olá pessoal, tudo bem?
Então, vamos começar essa Maratona Setembro Nacional com resenha? 


Minha primeira leitura foi bem rápida e muito prazerosa, tendo em vista ser uma coletânea de mini crônicas super leves, do tipo que a gente ler sem nenhuma pretensão. Vamos conferir.

Sinopse: As minicrônicas de Paneloviski narram histórias do cotidiano. Relacionamentos, conquistas, sensualidade, encontros, desencontros, amizade e muitos outros temas ganham espaço, bom humor e leveza na sua prosa poética.

Título: Paneloviski | Autor: Marcelo Tavares | Ano: 2016 | Gênero: Crônicas | Editora: Fortunela


Bom, Paneloviski já foi apresentado a vocês nesse post que fiz na época do lançamento e nesse momento pós leitura, o que posso dizer é que me sinto leve. Eu adoro leituras pesadas, dramas, suspenses, policiais, históricos, etc. E nesse momento, poder ler algo que nos apresenta o cotidiano de uma forma tão despretensiosa é como tomar uma cerveja gelada no boteco da esquina pós um longo dia de trabalho, elementos que o Marcelo consegue inserir em qualquer contexto.


Cada crônica, trás personagens reais (?), locais que a gente tenta reconhecer na nossa cidade e momentos que a gente acaba se identificando e adaptando a nossa realidade, como se buscássemos fazer parte de suas histórias. As crônicas chegam como fragmentos de uma vida cheia de surpresas, de encontros e desencontros, de amigos, de amores, de descobertas.


Muitas das crônicas possuem temáticas, como pai, mãe, namorados, mas no geral cada crônica trata da vida corriqueira e nos faz repensar em momentos que as vezes passam despercebidos, mas que acabam marcando de alguma forma.


Cada página conta com uma crônica, algumas mais curtas, outras nem tanto e nas últimas páginas uma seleção da sexta da sensualidade, que é uma coluna que o autor posta todas as sextas feiras em suas redes sociais. E é impossível não se deliciar com as pequenas histórias que ele narra em sua prosa poética.


A edição é bem lindinha, em seu formato quadrado tipo capa de CD, as páginas são grossas e porosas e a edição é simples, porém, impecável na revisão. E já está para sair a segunda edição da obra. Vamos aguardar.

Até a próxima!!!


 
© Ventos do Outono | 2016 | Todos os Direitos Reservados | Criado por: Luciana Martinho | Tecnologia Blogger. imagem-logo