agosto 11, 2014

Meu amigo Michael - Resenha

Oi gente, hoje tenho mais um resenha para vocês, e é sobre o livro que acabei de ler intitulado Meu amigo Michael de autoria de Frank Cascio, que conviveu com o astro Michael Jackson desde os 4 anos de idade.



É engraçado como esse livro foi barato, enquanto a biografia "Intocável" de Randall Sullivan, custa em torno de R$ 50,00, essa biografia contada por alguém muito mais próximo do Rei do Pop custou apenas R$ 7,00. E tendo em vista que o autor do primeiro livro se uniu de sensacionalismos para contar sua versão, para mim, essa aqui tem muito mais prestígio.


Sinopse: Todo mundo conhece Michael Jackson, o mito. Esta é uma reveladora e emocionante história de Michael Jackson, o homem.Para Frank Cascio, Michael foi muitas coisas: um segundo pai, um irmão mais velho, um chefe, um mentor e um professor. Mas, acima de tudo, ele foi um grande amigo.
Frank era apenas uma criança quando conheceu Michael em 1984, mas pelos 25 anos seguintes sua vida giraria em torno do pop star. Ao se tornar uma das pessoas mais próximas do astro, pôde observá-lo de perto. Discreto, Frank nunca havia revelado suas experiências. Até agora.
Em Meu Amigo Michael, Frank refuta os boatos e mentiras que se acumularam ao longo dos anos, oferecendo um olhar sincero sobre o homem com quem compartilhou alegrias e tristezas. Frank conta tudo o que aprendeu viajando pelo mundo na companhia do artista e, mais tarde, trabalhando para ele. 
Os momentos mais particulares e turbulentos de Michael são analisados pelo autor, desfazendo qualquer mal entendido sobre seu incompreendido estilo de vida - o suposto complexo de Peter Pan, sua sexualidade e as falsas acusações levantadas contra ele.
O resultado é um retrato aguçado de Michael Jackson - uma pessoa que, embora às vezes pudesse ser absolutamente comum, também carregava marcas terríveis de uma vida sob os holofotes.
Reunindo histórias e fotografias, este livro é um baú de fatos e curiosidades sobre o Rei do Pop. Ao mesmo tempo que celebra sua vida, redefine nosso entendimento do homem por trás do mito.
Título: Meu Amigo MichaelAutor: Frank Cascio Ano: 2012 Gênero: BiografiaEditora: Sextante | Onde Comprar: Amazon

No livro, Cascio conta como conheceu Michael Jackson e o que viveu durante o tempo que passaram juntos, até sua morte em 25 de junho de 2009. É uma biografia do próprio Frank Cascio somada a biografia de Michael Jackson, ilustrada por imagens da família Cascio em momentos com o Rei do Pop.


“Sim, Michael tinha varias facetas. Da mesma forma que todos nós colocamos ‘máscaras’ diferentes para lidar com aspectos distintos de nossas. Se as faces que Michael exibia pareciam excepcionalmente radicais, era apenas porque sua vida era mais excepcional que a de qualquer outra pessoa”. 

Frank era ainda uma criança, quando por intermédio do pai, um empresário do ramo de hotéis e restaurantes teve a oportunidade de conviver com Michael Jackson, o qual tornou-se amigo da família e chegou a passar vários natais reunido com a família Cascio, como se fosse um membro dela.


“Mas o mundo de Michael não era comparável àquele em que o resto de nós vive.” 

Como amigo íntimo, Frank conta algumas particularidades de Michael, como seus gostos, manias e brincadeiras, além de seus romances e a convivência com os filhos. Enquanto conviveu com Michael Jackson, acompanhou bem de perto toda a rotina do astro em turnês, shows, escândalos e problemas de saúde, além de ter sentido na pele o lado brilhante e o lado obscuro que cerca o show business, quando após adulto passou a trabalhar para MJ.

Esse é o Frank Cascio
Mas apesar da belíssima história contada por Cascio, eu percebo que de certa forma, esse livro foi uma tentativa de “limpar a barra” de MJ após todos os escândalos, e mostrar um lado mais frágil e mais humano do astro. Por outro lado, eu vejo que essa história apresenta um retrato mais fiel de Michael, na visão de alguém que conviveu intimamente com ele.


“Michael nuca mais foi o mesmo. As acusações não refutadas lançaram uma sombra sobre sua carreira. Arranharam sua reputação. Ameaçaram seu legado. E feriram sua alma.” 

É claro que eu não vou entrar em detalhes sobre o enredo para não contar spoilers, mas saibam que quem sempre viu o lado artístico de Michael, vai encontrar coisas bem interessantes sobre o seu dia-a-dia em Neverland, seus gostos e manias e seu excesso de perfeição em tudo que fazia. 

“Eu venho dançando e fazendo shows desde os 5 anos. Agora meu corpo está sofrendo as consequências.” 

Eu, como fã de MJ sempre sonhei com o conto de fadas que seria conviver diretamente com ele, e foi dessa forma que eu vi a história contada por Cascio, onde ele apresenta um lado de Michael que nós não conhecemos e não imaginamos que tenha existido de fato. Michael Jackson definitivamente não era uma pessoa normal, é verdade, mas era um ser humano e tinha defeitos, problemas e dias nublados como todos nós. E esse é o lado de sua verdadeira história em que eu prefiro acreditar.


“Ele era um artista nato, e a energia que era capaz de criar era simplesmente incrível. Aquele era um homem que fazia cada movimento parecer especial, mesmo o simples ato de andar.” 

Espero que tenham gostado da resenha. Pra quem é fã de Michael Jackson é sempre bom ler sobre seu ídolo, especialmente quando não se trata de sensacionalismos e boatos mentirosos, assim como os que vêm sendo publicados através dos anos. 

Não esqueça de deixar seu comentário contando o que achou. Sua visita é muito importante e a sua opinião também.

Lembrando que vocês podem conferir o que estou lendo lá no Orelha de Livro.

Até a próxima!
 
© Ventos do Outono | 2016 | Todos os Direitos Reservados | Criado por: Luciana Martinho | Tecnologia Blogger. imagem-logo