junho 15, 2015

A Máquina de Contar Histórias

Oi gente, tudo bem?
Férias chegando e eu já me instigando para colocar todas as leituras em dia, porque daqui alguns dias, chegam mais, para minha alegria e desespero rs.



Brincadeiras a parte, após terminar a leitura de Caixa de Pássaros, eu esperava uma leitura mais leve depois de toda a tensão que sofri com o suspense, mas meu TBR Jar achou que eu era forte o suficiente, e me selecionou um drama muito lindo e intenso. E essa é nossa resenha de hoje. Confiram!

Sinopse: Na noite em que o escritor best-seller Vinícius Becker lançou "A Máquina de Contar Histórias"*, o novo romance e livro mais aguardado do ano, sua esposa Viviana faleceu sozinha num quarto de hospital. Odiado em casa por tantas ausências para cuidar da carreira literária, ele vê o chão se abrir sob seus pés. Sem o grande amor da sua vida, sem o carinho das fi lhas, sem amigos... O lugar pelo qual ele tanto lutou revela-se aquele em que nunca desejou estar. Vinícius teve o mundo nas mãos, e agora, sozinho, precisa se reinventar para reconquistar o amor das filhas e seu espaço no coração da família V. Uma história emocionante, cheia de significados entrelaçados pela literatura, mostrando que o amor de um pai, por mais dura que seja a situação, nunca morre nem se perde.


Título: A Máquina de Contar HistóriasAutor: Maurício Gomyde Ano: 2014Gênero: Romance de ficção | Editora: Novo Conceito | Onde Comprar: Amazon




Olhando para a capa do livro, você logo pensa em momentos felizes e alegres, pois a bela capa elaborada pela NC é colorida, com desenhos de sorvete, roda gigante e uma máquina de escrever. Além disso há detalhes relacionados a música nas páginas que também tem relação com o enredo. Tudo muito lindo, mas quando chegamos ao contexto onde isso tudo está inserido já bate aquela emoção...

“Por mais criativo e hábil ele fosse como escritor, milhares de folhas de papel jamais registrariam com precisão uma sombra do que o bombardeava ali.”


Vinicius Becker é um escritor renomado e conhecido mundialmente, e sua carreia de sucesso é pautada em muita técnica, métodos e receitas de sucesso que ele desenvolveu a partir de um livro que ganhou de sua professora quando ainda era adolescente. Ao lançar seu décimo livro, ele recebe a notícia de que sua esposa faleceu, após uma batalha de 5 anos contra a leucemia, deixando duas filhas, Valentina de 16 anos e Vida de apenas 4 anos. A ausência do marido e pai durante o tempo em que Viviana (a esposa) definhou em uma cama de hospital, deixou um estrago enorme da vida da família "V", e só após bisbilhotar o quarto da filha mais velha foi que Vinicius Becker se deu conta de que precisava recuperar o tempo perdido.


“O importante é tentarmos, seja com o absoluto domínio das técnicas ou com a mais singela das emoções, colocarmos numa tela de pintura ou numa tela do computador, as almas de nossas histórias.”


Uma viagem é planejada, onde Vinicius tenta de uma maneira desesperada, reconquistar o amor da filhas, apesar de toda a mágoa guardada pela Valentina que mesmo tendo a mesma paixão do pai pela literatura, não vai dar o braço a torcer, tornando a batalha do pai ainda mais difícil. Mas ele irá contar com a ajuda de uma amiga da filha que ele descobre ao buscar informações no notebook dela, bem como um vídeo da esposa antes de morrer. E é nessa viagem onde vários acontecimentos vão transformar Vinicius, Valentina e Vida em uma família que há muito tinha deixado de ser.


“Eu queria escrever cada vez mais, criar mundos perfeitos em que nada de mal acontecesse, brincar de ser esse deus, que tudo resolve.”

Bom, eu não preciso falar que o livro é emoção do início ao fim. Os personagens são muito bem construídos, desde o protagonista até a pequena Vida, e há momentos que você odeia o Vinicius, mas em outros você torce para que seus planos deem certo. A narrativa do Gomyde é fluida, doce, comovente e pela trama contada, a carga emocional que ele coloca em cada frase é muito intensa.

“Estradas sempre mudam.”

Eu posso dizer que o autor se tornou o meu Zafón brasileiro, pois encontrei alguns elementos na escrita do Maurício Gomyde que me remeteu ao poético Carlos Ruiz Zafón. Além disso, ele conseguiu criar uma história que agrada a todos os públicos, pois contem drama, dicas literárias, música, adultos, jovens e crianças além de cenários maravilhosos. É incrível pensar que ele conseguiu inserir com maestria tudo isso em apenas 190 páginas. 



Como se não bastasse, o livro traz varias reflexões sobre seguir sonhos, valorizar a família, enfim... Um livro tão perfeito como esse não poderia ficar de fora da minha seleta lista de favoritos.

E vocês? Já conheciam o livro? Me conta!!!

Até a próxima
 
© Ventos do Outono | 2016 | Todos os Direitos Reservados | Criado por: Luciana Martinho | Tecnologia Blogger. imagem-logo