setembro 23, 2015

Equinocio de Primavera

Olá pessoal, tudo bem?
Os Ventos do Outono hoje trazem ventos quentes de primavera para vocês, pois vou falar um pouquinho sobre a virada de estação do ano.
Como vocês já devem saber, eu sou bacharel em geografia e sempre que possível, trago para vocês um pouco dos meus conhecimentos para que a gente possa trocar uma ideia. 

Já tem um post sobre o solstício de inverno que quem se interessar, pode conferir clicando aqui..

Então, equinócio significa o momento exato que marca o início da primavera ou do outono, em que o sol incide com maior intensidade sobre as regiões que estão localizadas próximo à linha do equador. O Brasil localiza-se nessa área e o Estado do Amapá, onde passa a linha do Equador, possui essa particularidade que é festejada por seus moradores. Confira!

Image and video hosting by TinyPic
Marco Zero - Linha do Equador no Amapá

O termo tem origem na junção dos termos latino saequus (igual) e nox (noite). Quando ocorre o equinócio, o dia e a noite têm igual duração (exatamente 12 horas).


O equinócio ocorre durante os meses de março e setembro, quando há mudança de estação. No momento do equinócio, a luz solar incide de igual maneira sobre o hemisfério norte e sobre o hemisfério sul.

Image and video hosting by TinyPic

No hemisfério sul, o equinócio que ocorre em março, marca o início do outono e o de setembro, marca o início da primavera, que começou hoje, exatamente as 05:20h. Para saber mais, acesse o site do CPTEC.


Com a chegada da nova estação, há uma mudança no regime de chuvas e temperaturas na maior parte do Brasil. Por ser caracterizada uma estação de transição entre o inverno frio e seco e o verão quente e úmido, iniciam-se as pancadas de chuva no final da tarde ou noite por vezes acompanhados de descargas elétricas, ventos fortes e queda de granizo.


Mas a principal característica dessa estação é a florada das flores típicas da estação, tornando parques e jardins mais coloridos. Aqui no nordeste é possível acompanhar a florada dos ipês espalhados pela cidade, nas cores, branco, amarelo e rosa, além de tantas outras que surgem nessa época.

Image and video hosting by TinyPic
Ipê Amarelo
Na primavera, as temperaturas aumentam na maior parte do país. Contudo, eventuais entradas de massas de ar frio oriundas de latitudes mais altas, podem ainda provocar queda nas temperaturas especialmente no Sul e Sudeste do país no primeiro mês da estação. Nas Regiões Norte e Nordeste do Brasil, há pouca variação de temperatura ao longo do ano.

Bom gente, é isso. Espero que tenham curtido a postagem. Gostaria de saber como se caracteriza a primavera em suas regiões. Vamos trocar essa ideia.

Até a próxima!
 
© Ventos do Outono | 2016 | Todos os Direitos Reservados | Criado por: Luciana Martinho | Tecnologia Blogger. imagem-logo