janeiro 29, 2016

Martin Luther King

Olá pessoal, tudo bem?
Hoje trago para o conhecimento de vocês, a biografia de um ativista dos direitos humanos e da luta pela liberdade racial nos Estados Unidos.


Martin Luther King, ficou conhecido mundialmente a partir da década de 1950, quando se tornou o principal líder do movimento contra a segregação racial nos Estados Unidos. Devido a comemoração do feriado americano em homenagem ao dia de seu nascimento, que acontece na terceira segunda-feira do mês de janeiro, resolvi pesquisar mais a respeito e dividir um pouco com vocês.

Marthin Luther King Jr. nasceu em 15 de janeiro de 1929 na cidade de Atlanta (estado da Geórgia). Era filho e neto de pastores protestantes batistas. Fez seus primeiros estudos em escolas públicas segregadas e graduou-se no prestigioso Morehouse College, em 1948.  Formou-se em teologia pelo Seminário Teológico Crozer e, em 1955, concluiu o doutorado em filosofia pela Universidade de Boston. Lá conheceu sua futura esposa, Coretta Scott, com quem teve quatro filhos. Em 1951 formou-se no Seminário Teológico Crozer e em 1955, tornou-se Phd em Teologia Sistemática pela Universidade de Boston. . 

Em 1954, tornou-se pastor da Igreja Batista da cidade de Montgomery, capital do Alabama, onde acaba envolvendo-se no incidente em que Rosa Parks se recusou a ceder seu lugar para um branco num ônibus. King liderou um forte boicote contra a segregação racial. O movimento durou quase um ano, King chegou a ser preso, mas ao final a Suprema Corte decidiu pelo fim da segregação racial nos transportes públicos. 

Em 1957, participou da fundação da Conferência de Liderança Cristã do Sul. Luther King liderou a CLCS, que lutava pelos direitos civis, tendo como referência o líder indiano Mahatma Gandhi.

"Agora é hora de sair do vale escuro e desolado da segregação para o caminho iluminado da justiça racial. Agora é hora de retirar a nossa nação das areias movediças da injustiça racial para a sólida rocha da fraternidade. Agora é hora de transformar a justiça em realidade para todos os filhos de Deus."

Na década de 1960, Luther King liderou várias marchas de protesto e manifestações pacíficas em defesa dos direitos iguais entre brancos e negros e o fim do preconceito e da discriminação racial. Os eventos mais importantes aconteceram nas cidades de Birmingham, no Alabama, St. Augustine, na Flórida, e Selma, também no Alabama. Luther King foi preso e torturado diversas vezes, e sua casa chegou a ser atacada por bombas.

No dia 28 de agosto de 1963, o pastor fez história ao  conseguir que mais de 200.000 pessoas marchassem pelo fim da segregação racial em Washington, na  ocasião proferiu seu discurso "Eu tenho um sonho", no qual relembra a necessidade de haver liberdade para os negros, bem como liberdade entre negros e brancos. O discurso é emocionante e, claro, é considerado um dos mais importantes da história mundial. Dessas manifestações nasceram a lei dos Direitos Civis, de 1964, e a lei dos Direitos de Voto, de 1965.
Em 14 de outubro de 1964, Luther King recebeu o Prêmio Nobel da Paz em função de seu trabalho, combatendo pacificamente o preconceito racial nos Estados Unidos. 

Em 1967, King fez vários discursos protestando contra a participação dos Estados Unidos na Guerra do Vietnã.  Em 1968, King organizou a Campanha dos Pobres, pregando a justiça social e econômica. 

Em função de sua atuação social e política, Luther King despertou muito ódio naqueles que defendiam a segregação racial nos Estados Unidos. Durante quase toda sua vida adulta, foi constantemente ameaçado de morte por estas pessoas e grupos. E na manhã de 4 de abril de 1968, antes de uma marcha, Martin Luther King foi assassinado no quarto de um hotel na cidade de Memphis.


Sua atuação política e social foi fundamental nas mudanças que ocorreram nas leis dos Estados Unidos nas décadas de 1950 e 1960. As leis segregacionistas foram caindo, dando espaço para uma legislação mais justa e igualitária. Embora sua atuação tenha sido nos Estados Unidos, Luther King é até hoje lembrado nos quatro cantos do mundo como símbolo de luta pacífica pelos direitos civis. E desde 1986, a terceira segunda-feira do mês de janeiro é dedicada à celebração do Dia de Martin Luther King nos Estados Unidos. Uma justa homenagem ao homem que deu sua vida em contribuição pelos direitos humanos.


Bom, espero que tenham gostado. Encontrei bastante material e foi difícil compilar tudo, mas acho que consegui contar um pouco do quão importante foi esse homem para a história. Seu exemplo trouxe a baila várias discussões sobre igualdade, não apenas racial, mas entre todos que sofrem segregação no país e no mundo.

Até a próxima!!!
 
© Ventos do Outono | 2016 | Todos os Direitos Reservados | Criado por: Luciana Martinho | Tecnologia Blogger. imagem-logo