janeiro 21, 2016

Os Homens Que Não Amavam As Mulheres

Olá pessoal, tudo bem?
Hoje venho com a minha primeira leitura do ano, um livro longo, mas que me fez entrar 2016 com chave de ouro.


Como alguns devem ter notado, eu fiz algumas mudanças no meu layout, para ficar coerente com o título e com a abordagem do blog. Espero que tenham gostado. Mas vamos ao que interessa...

Sinopse: Em 1966, Harriet Vanger, jovem herdeira de um império industrial, some sem deixar vestígios. No dia de seu desaparecimento, fechara-se o acesso à ilha onde ela e diversos membros de sua extensa família se encontravam. Desde então, a cada ano, Henrik Vanger, o velho patriarca do clã, recebe uma flor emoldurada - o mesmo presente que Harriet lhe dava, até desaparecer. Henrik está convencido de que ela foi assassinada, e que um Vanger a matou. Quase quarenta anos depois, o industrial contrata o jornalista Mikael Blomkvist para conduzir uma investigação particular. Mikael, que acabara de ser condenado por difamação contra o financista Wennerström, preocupa-se com a crise de credibilidade que atinge sua revista, a Millennium. Henrik lhe oferece proteção se o jornalista consentir em investigar o assassinato de Harriet. Mikael descobre que suas inquirições não são bem-vindas pela família Vanger, e que muitos querem vê-lo pelas costas. Com o auxílio de Lisbeth Salander, que conta com uma mente infatigável para a busca de dados, ele percebe que a trilha de segredos e perversidades do clã industrial recua até muito antes do desaparecimento ou morte de Harriet.

Título: Os Homens Que Não Amavam as Mulheres | Autor: Stieg LarssonAno: 2015 Gênero: Romance Policial, mistérioEditora: Companhia das LetrasOnde Comprar: AmazonSaraiva

O livro se inicia com o mistério das flores - ainda no epílogo - que Enrik Vanger recebe todo ano em seu aniversário, como um lembrete macabro de sua dura perda. Já nos capítulos iniciais, vemos a condenação de Mikael Blomkvist por difamação contra um industrial bilionário. Tais acontecimentos são preponderantes para o encontro entre Enrik Vanger e Mikael Blomkvist. O primeiro, obcecado pelo desaparecimento de sua sobrinha preferida investiga em detalhes a vida do jornalista antes de propor contratá-lo. O segundo, abalado pelos acontecimentos e temendo perder sua revista, a Millennium, acaba aceitando o trabalho, porém cético de que possa desvendar o mistério de quase quarenta anos.

“Harriet Vanger aparentemente sumira no ar, e o calvário de Henrik Vanger, que haveria de prosseguir por quarenta anos, estava apenas começando.”

Como jornalista investigativo, Mikael muda-se para o vilarejo e reduto da família Vanger e começa a fuçar a vida da família, mas ao chegar em um beco sem saída, acaba tendo que pedir ajuda, é quando entra em cena Lisbeth Salander, uma haker bastante especial que vai contribuir muito para desvendar o mistério do desaparecimento de Harriet vanger. 

    “Acho que essa história fará de Shakespeare um mero divertidor do                                 grande público.”

A história tem muitos acontecimentos e é até difícil escrever uma resenha, pois muita coisa se perde no meio de um enredo tão bem escrito e detalhado. O autor trabalhou cada personagem de uma forma muito palpável, suas personalidades, medos, desejos e segredos, nada foi deixado de lado e tudo está redondamente intrínseco a trama, de forma que você não consegue largar a leitura, sempre quer descobrir mais coisas a respeito de todos. Você passa a também querer desvendar esse mistério.

“O ofício de um investigador criminal talvez seja o mais solitário do mundo. Os amigos da vítima ficam revoltados e desesperados, mas cedo ou tarde, ao cabo de algumas semanas ou meses, a vida volta ao normal. Para os familiares próximos, leva mais tempo, porém eles também acabam superando o desgosto e o desespero. A vida continua. Mas os crimes não resolvidos permanecem nos corroendo por dentro. No final das contas, uma única pessoa permanece pensando na vítima e tentando lhe fazer justiça: o tira encarregado do inquérito.”

A história é narrada em terceira pessoa, durante um ano, e os capítulos são divididos em partes e em capítulos bem extensos (mas com pausas), todos tratando de um determinado período de acontecimentos. Não há rodeios na história, por mais que o livro tenha mais de 500 páginas, cada uma delas contém detalhes que são importantes para a trama, afinal, não se trata apenas do mistério de um desaparecimento, mas da vida profissional de Mikael Blomkvist, bem como da vida pessoal de várias pessoas, incluindo do próprio Mikael Blomkvist, da família Vanger e em especial de Lisbert Salander.

“No mundo de Lisbeth Salander, era esse o estado natural das coisas. Enquanto mulher, ela era uma presa autorizada, sobretudo a partir do momento em que vestia uma jaqueta de couro preto e gasto, tinha piercings nas sobrancelhas, tatuagens e um status social nulo.”

Especial, porque o autor dedica muitas páginas para descrever sua personalidade e todas as suas qualidades. A gente fica meio que fascinado por ela, por sua aparente fragilidade, por sua capacidade intelectual, por sua vida tão sofrida e por seu destino tão incerto. Eu sempre ouvi falar sobre tal personagem, e me peguei admirando-a como se ela fosse real, como sendo alguém que eu gostaria de conhecer e conviver. Eu a vi, nas duas versões cinematográficas, mas ler foi muito mais profundo, muito mais intenso.

“Uma menina de comportamento desviante que ninguém amava.”


Por ser uma história bastante complexa, temos vários finais que vão se desenrolando com o passar dos capítulos. Os personagens secundários têm seus destinos, e os principais também, mas cada um a seu tempo, afinal, a história não é apenas sobre uma flor misteriosa, ou sobre o desaparecimento de uma moça há quarenta anos, é sobre a revista Millennium e sobre homens que não amavam as mulheres, mas também sobre relacionamentos familiares e amorosos. É uma história que choca, mas que desmitifica monstros. 

“De repente ela percebeu que o amor era o instante em que o coração fica a ponto de explodir.”

Enfim, um livro perfeito, que já me deixou com vontade de ler os outros. #ComoFaz

Espero que tenham curtido a resenha. Até a próxima!!!


 
© Ventos do Outono | 2016 | Todos os Direitos Reservados | Criado por: Luciana Martinho | Tecnologia Blogger. imagem-logo