fevereiro 17, 2016

O Regresso

Olá pessoal, tudo bem?
Durante o carnaval, já que não viajei, eu aproveitei a oportunidade de curtir uma das minhas maiores paixões... o cinema. Especialmente com a proximidade do Oscar.

Minha escolha, foi, claro, por O Regresso, filme que concorre a 12 categorias e que pode dar a Leonardo Di Caprio o prêmio de melhor ator, finalmente. Ele já levou o Globo de Ouro e o Bafta, sendo, assim trago minhas impressões sobre o filme.

Título Original: The Revenant
Direção: Alejandro González Iñárritu
Ano: 2015
Gênero: Faroeste, Aventura
Sinopse: Em 1823, os caçadores da Companhia de Peles Montanhas Rochosas desbravavam as terras inexploradas dos Estados Unidos, enfrentando diariamente o clima implacável, as feras selvagens e a ameaça constante de confronto com os índios, que defendiam suas terras da invasão dos homens brancos.
Em uma das missões da companhia, Hugh Glass, um dos melhores e mais experientes caçadores do grupo, fica frente a frente com um urso-cinzento, é atacado e termina gravemente ferido, claramente sem chances de sobreviver. Os homens que deveriam esperar sua morte e lhe oferecer um funeral apropriado o abandonam, levando consigo as armas e os suprimentos. Entre delírios, Glass os observa fugindo e é tomado por um único desejo: vingança. Uma determinação cega que o torna capaz de atravessar quase cinco mil quilômetros de terras intocadas e selvagens, fugindo de predadores, sobrevivendo à fome e à agonia dos ferimentos mais terríveis, a fim de concluir seu objetivo. 
Inspirado em fatos reais, baseado na obra escrita por Michael Punke, O regresso é uma notável história de obsessão, um romance sobre um homem cuja vida foi ao mesmo tempo salva e condenada pela sede de vingança.

Eu busquei uma sinopse mais completa que a que encontra-se em sites especializados em cinema para tentar descrever  a grandiosidade dessa história, que é baseada no livro "The Revenant: A Novel Of Revenge", escrito por Michael Punke, cuja trama é inspirada em fatos reais e ambienta-se no velho oeste dos Estados Unidos no início do século XIX. O filme traz DiCaprio no papel de Hugh Glass, o protagonista que além de lutar para sobreviver a um ataque de urso ainda tem como companheiro de jornada o antagonista John Fitzgerald, interpretado por Tom Hardy que vai contribuir bastante para que nosso protagonista passe pelas piores situações até o final do filme.


Bom, chega de introduções, o que eu preciso contar para vocês e que foi o que mais me impressionou no filme, as situações em que os personagens se encontram, pois o grupo de caçadores vão aos lugares mais difíceis em busca de peles, enfrentando rios gelados, montanhas de neve, animais selvagens e os índios que tentam proteger suas terras. Nesse contexto, tudo é muito extremo e quando Glass, o líder da expedição é atacado por um urso ficando a beira da morte, as coisas só pioram e ele precisa ser deixado, sob risco de todos morrerem. 


Não dá para contar muito do enredo, pois seriam muitos spoilers, mas devo dizer que atuação do Leonardo Di Caprio, tendo em vista todo o contexto, é brilhante, nós conseguimos sentir todo o seu sofrimento desde o momento do ataque do urso (que é apenas o começo) até o seu "regresso" dos mortos. E há até uma certa poesia em alguns momentos mais reflexivos da história, já que ele teve um relacionamento com uma mulher indígena da qual gerou um filho mestiço, deixando-o em cima do muro quanto a sua situação perante aquela conjuntura. E talvez seja daí que ele tira forças para buscar vingança por tudo que lhe foi tirado.



Falando um pouco sobre as indicações, uma das categorias que considero importante e que o filme não foi indicado, foi a de roteiro, visto que o filme foi baseado em um livro, mas que talvez tenha pecado em alguns pontos, especialmente com relação ao desfecho, na minha opinião. Mas como não li o livro, não posso falar com propriedade sobre esse ponto. Porém, para quem for ver o filme, é possível fazer essa análise apenas ao comparar o desfecho com o título.


Talvez eu esteja sendo muito exigente com relação a atuação do Leo no filme, e não há de se negar sua coragem, sua dedicação total ao personagem. Não resta dúvidas do quanto sua atuação foi perfeita, mas ao meu ver, O Regresso não é o tipo de filme que daria a um ator o Oscar, pois o filme em si já é muito grandioso e penso que, qualquer um mostraria a mesma dedicação ao papel, mesmo não sendo um ator renomado. Ainda assim, acredito que dentre os candidatos, Leonardo Di Caprio é merecedor desse prêmio.



Há muitas categorias técnicas aos quais o filme concorre, como maquiagem, figurino, direção de arte e fotografia. Meu destaque vai, é claro, sobre a fotografia, que está belíssima. É de encher os olhos cada uma das cenas, como se fossem quadros inspirados em cada momento. As montanhas, rios, árvores, sol... tudo foi "pintado" lindamente em todo esplendor. E pelo que soube, todos os cenários eram reais, visto que o filme foi rodado em Lubezki, uma região montanhosa e de natureza deslumbrante.


Para concluir, devo dizer que se você já assistiu ao filme "Paixão de Cristo" e acha que o Jim Caviezel sofreu, precisa assistir O regresso. As cenas são muito fortes e eu vi pessoas na sala do cinema chocadas, sem piscar os olhos durante o filme, vidradas com cada sequencia de acontecimentos. Recomendo muito!!!

Segue todas as categorias as quais o filme concorre:

  1. Melhor filme
  2. Melhor Diretor: Alejandro González Iñárritu
  3. Melhor Ator: Leonardo Di Caprio
  4. Melhor ator coadjuvante: Tom Hardy
  5. Melhor fotografia
  6. Melhor Edição
  7. Melhor Direção de arte
  8. Melhor Figurino
  9. Melhores Efeitos visuais
  10. Melhor Maquiagem
  11. Melhor Edição de som
  12. Melhor Mixagem de som

Desculpe ter me alongado, mas apesar de não ter me aprofundado na história, quis trocar com vocês uma ideia sobre a qualidade do filme, algo que é muito importante para a academia do Oscar.

Espero que tenham curtido. E quem aí já viu? Me conta!!!

Até a próxima!
 
© Ventos do Outono | 2016 | Todos os Direitos Reservados | Criado por: Luciana Martinho | Tecnologia Blogger. imagem-logo