julho 19, 2016

Top 5: Filmes Feministas

Olá pessoal, tudo bem?
Ultimamente tem rolado nos meus círculos de amizades, diálogos sobre feminismo e me surgiu a ideia de trazer o assunto aqui para blog.


É claro que eu não sou especialista no assunto, logo não tenho condições de fomentar uma discussão teórico-conceitual sobre o tema, mas acredito que esse Top 5 possa ser o início desse debate tão atual e tão importante para nós mulheres.

Se você ainda não viu nenhum desses filmes, sugiro que comece, já!

Histórias Cruzadas (2012)

Baseado em um dos livros mais badalados há anos e fenômeno n°1 em vendas de todos os tempos do New York Times, "Histórias Cruzadas" mostra três diferentes mulheres extraordinárias no Mississipi durante os anos 60 que constroem uma improvável amizade devido a um projeto literário secreto que abala as regras da sociedade, colocando-as em perigo. De sua improvável aliança surge uma incrível irmandade, criando em todas elas a coragem para transcender os limites que as definem e a conscientização de que às vezes esses limites existem para serem ultrapassados, mesmo que isso signifique fazer com que todas as pessoas da cidade encarem os novos tempos. Intensa, cheia de pungência, humor e esperança, "Histórias Cruzadas" é uma história eterna e universal sobre a capacidade de criar mudanças.


Gente, esse filme, apesar de focar na questão racista, é muito divertido de assistir, enquanto nos choca com a forma como as domésticas negras eram tratadas naquela época, mas além disso, é uma história de mulheres nas mais diversas formas e pensamentos, que vão refletir no contexto atual.

O Sorriso de Monalisa (2004)

Na década de 1950, uma professora de arte chega à tradicional escola de Wellesley, onde as mulheres mais inteligentes dos Estados Unidos são educadas para se tornarem esposas e mães exemplares, sem jamais questionarem a autoridade masculina e o próprio papel neste arranjo social. A professora Katherine Watson, vivida por Julia Roberts, planta sementes feministas durante as aulas, discutindo o papel da mulher por meio das obras de arte que aborda. É claro que a insubordinação custa caro à Katherine e às alunas que a apoiam.


Esse é um dos melhores filmes com essa temática, e chega a ser uma versão feminina do aclamado Sociedade dos Poetas Mortos que todos já devem ter assistido espero!. Pois ele é um tapa na cara da sociedade que criou essa ideia de que mulher nasceu para se casar, cuidar de filhos, da casa e ponto final. 

As Sufragistas (2015)


No início do século XX, após décadas de manifestações pacíficas, as mulheres ainda não possuem o direito de voto no Reino Unido. Um grupo militante decide coordenar atos de insubordinação, quebrando vidraças e explodindo caixas de correio, para chamar a atenção dos políticos locais à causa. Maud Watts, sem formação política, descobre o movimento e passa a cooperar com as novas feministas. Ela enfrenta grande pressão da polícia e dos familiares para voltar ao lar e se sujeitar à opressão masculina, mas decide que o combate pela igualdade de direitos merece alguns sacrifícios.




Eu até já resenhei essa filme aqui, e fica bem claro o quanto nós mulheres temos batalhado por um lugar ao sol em meio a tanto machismo e ignorância. Esse filme retrata muito bem essa luta e o desfecho que culminou numa importante mudança.


Até limite da Honra (1997)

Após a pressão de uma senadora de idéias aparentemente feministas, uma oficial torna-se a única mulher em um grupo de elite da Marinha Americana e no treinamento terá de provar que pode suportar semanas de tortura física e emocional, com poucos acreditando que ela possa vencer. Na verdade alguns altos oficiais do governo e até mesmo a parlamentar que lhe apoiou estão torcendo pelo seu fracasso.


O interessante desse filme é que apesar de todos os avanços, nós mulheres ainda precisamos provar o quanto somos capazes perante os homens. Apesar das críticas a atuação de Demi Moore, é um filme que me remete muito a causa feminista.


Quase Igual aos Outros (1985)


Terry Griffith parece ter uma vida escolar perfeita: é bonita, popular, inteligente e está prestes a conseguir o estágio dos seus sonhos em um jornal. Infelizmente, seu professor de jornalismo dispensa o artigo dela em prol de textos escritos por alunos homens. Decidida a comprovar que a causa de seu fracasso foi o sexismo do professor, ela se disfarça de homem em uma nova escola, onde tentará inscrever seu artigo jornalístico novamente.


O filme é uma comédia romântica dos anos 80, mas com uma pitada de crítica social relacionada ao sexismo e ao machismo, coisas que ficam bem explícitas durante todo o enredo. Vale a pena conferir o desfecho dessa história.


Bônus: 
O próximo filme me foi indicado por amigo e como eu ainda não vi, não poderia inseri-lo no Top, mas confira a sinopse e entenda porque eu não poderia deixar de citá-lo.

Mulheres Perfeitas

Joanna é uma executiva bem sucedida que, após o fracasso de um programa de televisão idealizado por ela, é despedida e sofre um colapso nervoso. Para poder descansar é levada pelo seu marido para uma cidade do interior, Stepford, localizada no subúrbio de Connecticut, juntamente com os seus dois filhos. Lá ela torna-se amiga de Bobbie e começa a notar uma estranha coincidência: todas as mulheres dessa localidade obedecem com grande dedicação aos seus maridos, mostrando-se felizes com a situação.
Joanna começa então a investigar o estranho caso e descobre a existência de um plano mirabolante que evita os problemas familiares.


Então, talvez alguns desses filmes não alcancem a totalidade e importância do tema, ainda assim, mostram o quanto as mulheres tem alcançado de direitos e alcançado respeito em espaços majoritariamente masculinos. O mundo precisa evoluir e se essa sociedade patriarcal e machista em que vivemos não consegue aceitar essa nova realidade, que comecemos, no mínimo libertando nossas próprias mentes e que não deixemos de lutar por equidade.


Até a próxima!
 
© Ventos do Outono | 2016 | Todos os Direitos Reservados | Criado por: Luciana Martinho | Tecnologia Blogger. imagem-logo