maio 09, 2017

Dica de Filme: Lovelace

Olá pessoal, tudo bem?
Estava zapeando no Netflix e me deparei com esse filme, cuja curiosidade me levou a assistir.


Para quem não sabe, Lovelace é o sobrenome artístico de Linda Boreman, uma famosa estrela pornô da década de 1970. Mas o filme em questão não chega nem a ser erótico, mas um drama bastante triste.

Sinopse: Cinebiografia de Linda Lovelace (Amanda Seyfried), retratando como foi de uma garota de família tradicional à protagonista do clássico do gênero pornô "Garganta Profunda". Ela entrou no meio através de seu abusivo marido Chuck Traynor (Peter Sarsgaard), mas acabou não seguindo a carreira de atriz pornô, chegando até mesmo a militar contra a indústria pornográfica após se casar com Larry Marchiano (Wes Bentley).





Linda é uma jovem de 21 anos que vive numa tradicional família americana. Sua mãe é rígida e tradicionalista e seu pai é totalmente ausente. E isso acaba influenciando as atitudes de Linda, que acaba conhecendo um cara que a princípio parecia maravilhoso, mas após o casamento as coisas começam a mudar.


O filme faz um contraponto entre uma imagem que seria, pode-se dizer assim,vendida para mídia, que seria de uma jovem recém descoberta tornando-se uma famosa atriz no mundo do pornô com a pio do marido, num primeiro momento. E num segundo momento, o outro lado, uma jovem que foi coagida abusada e ameaçada a participar filmes pornôs e se prostituir, não tendo visto sequer a cor do dinheiro pelo qual tanto trabalhou.


Apesar de tratar da industria pornô, não há cenas obscenas ou eróticas, pois o foco é a pessoa da Linda Lovelace e o drama vivido por ela nas mãos do marido abusador. Em varias cenas é possível perceber suas verdadeiras intenções, bem como as vezes que a Linda tentou sair da situação, mas nem sua mãe foi capaz de enxergar o sofrimento da filha, tendo em vista que estava presa as convenções sociais da época.


Mesmo sendo um filme baseado em fatos reais, ou seja, não é 100% verídico, não é difícil imaginar o quanto isso deve ser comum na industria pornô. Imaginar quantas garotas foram enganadas e obrigadas a atuar em filmes como esse. E o pior é que Garganta Profunda revolucionou a industria, levando a vários debates sobre a liberdade feminina, quando na verdade, o que acontecia de fato, era exatamente o oposto.


E acho que fica uma lição, especialmente para os pais de meninas, para que eles não sejam omissos, que não coloquem tradições e dogmas antes da felicidade de suas filhas, pois linda foi o grande exemplo do que esse tipo de atitude pode fazer.


Linda Lovelace escreveu um livro contando sua história intitulado Ordeal, onde ela narra toda sua trajetória.

Bom, espero que tenha gostado da resenha.

Até a próxima!!
 
© Ventos do Outono | 2016 | Todos os Direitos Reservados | Criado por: Luciana Martinho | Tecnologia Blogger. imagem-logo