dezembro 01, 2016

A Menina Submersa: Memórias

Olá pessoal, tudo bem?
Parece que as coisas estão começando a se normalizar na minha vida e por isso, hoje trago uma resenha para alegria geral de todos!!!




Por conta do final de semestre e mudanças no trabalho, meu dia parece que tinha somente 18h e eu precisava correr para conseguir dar conta de tudo. Esse livro, por exemplo, comecei a ler em outubro, visando a temática do dia das bruxas e tal, mas somente ontem consegui concluir a leitura.


Sinopse: Com uma narração intrigante, não linear e uma prosa magnífica, Caitlín vai moldando a sua obsessiva personagem. Imp é uma narradora não confiável e que testa o leitor durante toda a viagem, interrompe a si mesma, insere contos que escreveu, pedaços de poesia, descrições de quadros e referências a artistas reais e imaginários durante a narrativa. Ao fazer isso, a autora consegue criar algo inteiramente novo dentro do mundo do horror, da fantasia e do thriller psicológico.

Título: A Menina Submersa | Autor: Caitlin L. Kiernam | Ano: | Gênero: Horror, drama | Editora: Dark Side | Onde Comprar: Amazon


Bom, o livro conta a história de India Morgan Phelps, ou melhor Imp, que é uma jovem com problemas mentais, cuja mãe e avó sofriam do mesmo problema e acabam suicidando, deixando mais esse trauma na vida da garota. Ela se trata com uma psiquiatra, tomas seu remédios e tenta levar uma vida normal, mas parece que isso não está sendo suficiente.


“Eu sou doida porque Rosemary era doida e teve uma filha, e Rosemary era doida porque minha avó era doida e teve uma filha.”

Imp adora pintar, e seus quadro lhe rendem um bom dinheiro que a ajuda a se manter, mas ela também tem algumas obsessões, como é o caso do quadro que intitula esse livro, e também escreve alguns contos, os quais estão disponíveis no decorrer da leitura. Em um determinado momento, duas mulheres entram em sua vida, Abalyn e Eva, a diferença entre elas é que Eva é um fantasma.


“Mas então eu estava falando para mim mesma, conversando comigo, me questionando, fazendo acusações em relação à minha resolução e lançando essas calunias na fonte Courier padrão, preto no branco, fria e rígida, desta máquina de escrever.”


O livro que como o título sugere, é de memórias, traz na sua narrativa em primeira pessoa, a história de fantasmas contada por Imp, em forma de fragmentos. Devido a sua insanidade, a história acaba ficando bem confusa e por um momento parece que estamos na cabeça da nossa protagonista, tentando entender o que de fato aconteceu.


“Ela cavou o solo mais uma vez (prematuramente) para que eu pudesse olhar com surpresa e olhos arregalados para as lascas da única porta verdadeira do celeiro apoiada em suas palmas de relicário, ensanguentadas.”

Eu particularmente tive vários problemas com esse livro. Tirando o fato de eu ter demorado horrores para concluir a leitura, eu me peguei andando em círculos dentro do livro. A história era de terror/fantasmas, mas que não causava nenhum espanto, medo ou horror; ao mesmo tempo era um drama, pois a história de vida de Imp e de sua namorada Abalyn tinha vários elementos do tipo, mas que não chegava a nos comover, de forma que a gente não se sentia conectado a história, sabe.


“Algumas vezes usamos clichês porque não há palavras melhores.”

Outro ponto que me incomodou é que os capítulos eram imensos, pra se ter uma ideia, o livro tem quase 300 páginas, mas apenas 10 capítulos, cada capítulo tinha uma média de 30 páginas em uma fonte pequena. Apesar disso, a edição elaborada pela DarkSide é lindíssima, a capa tem uma textura, a borda das páginas é cor de rosa, etc. Porém, não vi nenhuma ligação da capa com a história, ainda não entendi o uso da libélula, se tal bicho nem é citado no livro, enfim...


“Gente morta, ideias mortas e supostamente momentos mortos nunca estão mortos de verdade e eles moldam cada momento de nossas vidas. Nós os ignoramos e isso os torna poderosos.”

Ao final do livro, o desfecho não foi lá essas coisas também, e nos deparamos com alguns fragmentos, que não se são dos escritos da Imp ou de quem quer que seja. O fato é que tem um determinado momento da história que tudo fica muito confuso, nos deixando totalmente perdidos, onde a personagem diz coisas sem nexo. Fico pensando se essa era a intensão da autora, porque se foi, ela conseguiu hehe.

E aí, alguém já leu esse livro? O que acharam? Contem-me tudo!!!


Até a próxima!!
 
© Ventos do Outono | 2016 | Todos os Direitos Reservados | Criado por: Luciana Martinho | Tecnologia Blogger. imagem-logo