julho 15, 2017

Top 5: Lugares no Nordeste para curtir o inverno

Olá pessoal, tudo bem?
O inverno chegou com tudo aqui no Nordeste e nós, nascidos na cidade do sol estamos sofrendo com os 22ºC que tem feito nas noites de inverno.


Eu gosto do frio, apesar de sofrer com ele e por isso trouxe o post de hoje, para quem curte um friosinho, esse top 5 é ótimo para você.

Portalege - RN


Fundada em 1761, Portalegre é uma alusão à cidade de Portalegre, situada na região do Alentejo, em Portugal. Sua história mescla a influência entre os nativos das terras, os índios Paiacu, Tarairiu, portugueses e a expansão da carne de charque.

Situa-se a 800 metros de altitude em seu ponto mais alto e, apesar de estar situada na região do semi-árido, a temperatura média anual é de 20ºC.


Além dos vários mirantes, o visitante pode conhecer a cachoeira pinga, o terminal turístico da bica, trilhas que levam a inscrições rupestres e antigos remanescentes quilombolas.

Bananeiras - PB


Fundada em 1879, a cidade de Bananeiras, localizada na serra da Borborema a 526 metros de altitude, já foi a maior produtora de café da Paraíba. Hoje é mais famosa pelas cachaças que saem dos alambiques da região.


Nas pequenas ruas do Centro Histórico, o casario reúne mais de 80 construções tombadas. Que visita a cidade não pode deixar de provar a pateca, doce à base de banana com chocolate em pó e sorvete. Dentre os principais pontos turísticos, estão a Estação Ferroviária e o Túnel da Viração, bem como fazer uma trilha pela mata e descobrir a cachoeira do Roncador com uma queda de mais de 50 metros.

Monte das Gameleiras - RN


Monte das Gameleiras é uma cidadezinha localizada na Borborema potiguar em seus 501 metros de altitude oferece um relevo repleto de imagens para fotografar, favorecendo a prática do ecoturismo, com diversas atrações turísticas baseadas ma geografia privilegiada do município, tais como a Pedra Pintada, a Pedra Navio, a Pedra da Caridade, do Milagre e a Pedra do Magalhães. O Açude Pituaçu, a gruta e a Capela de N. S. da Saúde são outras atrações. 


Mas a principal é o Hotel Pedra Grande, com sua arquitetura peculiar, inspirada na Holanda. A temperatura média anual é de 22,5ºC.

Areia - PB


Fundada em 1846, Areia é uma linda cidade histórica, com muitas riquezas naturais e culturais, situada em local elevado, Areia, no inverno, é coberta por uma leve neblina, e suas terras possuem diversas fontes e balneários aquáticos.


O visitante de Areia, vai pode conhecer além da arquitetura e das várias construções tombadas, o Museu da Rapatura e o Museu Pedro Américo, famoso pela pintura "O Grito do Ipiranga", encomendada a ele ainda criança pelo próprio D. Pedro II. Pode ainda visitar um dos 117 engenhos existentes no local e suas cachaçarias famosas.
A temperatura média é de 21,7ºC. altitude 623 metros.

Martins - RN


Localizado a uma altitude de mais de 700 metros de altitude em relação ao nível do mar, Martins foi emancipada de Portalegre em 1841 e recebe as alcunhas Princesa Serrana e Campos do Jordão do Rio Grande do Norte, devido ao seu clima considerado agradável, em contraste com o clima semiárido das vizinhanças, podendo chegar a 15 °C nos meses mais frios. Nessa época do ano a cidade realiza um festival gastronômico de rua, considerado o maior do estado.


Um dos principais destinos turísticos do interior potiguar, Martins se destaca no turismo de aventura, abrigando a segunda maior caverna de mármore do país, a Casa de Pedra, com 100 metros de comprimento. Além dela, o visitante também pode visitar a Cachoeira de Umarizeira; as pedras Rajada e do Sapo, as grutas Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e o pôr do sol do Diadema. Outros atrativos turísticos de Martins são a Capela Nossa Senhora do Rosário, a Casa de Agá Fernandes, a Escola Estadual Almino Afonso, o Museu da Cidade e os mirantes da Carranca, do Canto e Mãe Guilé, de onde se podem avistar paisagens de localidades vizinhas.

E aí, curtiram? Nordeste não é só praia, a gente possui atração para todos os gostos, do litoral ao sertão, das águas mornas a serração. É só escolher o destino e aproveitar.

Até a próxima!!!
 
© Ventos do Outono | 2016 | Todos os Direitos Reservados | Criado por: Luciana Martinho | Tecnologia Blogger. imagem-logo