setembro 11, 2017

Dica de Filme: It (A Coisa)

Olá pessoal, tudo bem?
Hoje é dia de trazer uma super dica de filme para quem gosta de cinema, de literatura e de terror.


Os fãs do King com certeza estão lotando as salas de cinema nesse momento e eu, é claro, também fui conferir o filme It.


Sinopse: Derry, no Maine, é uma pacata cidade que foi aterrorizada 30 anos atrás por um ser conhecido como "A Coisa". Suas vítimas eram crianças, sendo palhaços presos apresentava na maioria das vezes como o palhaço Pennywise (Tim Curry). Com esta forma ele reaparece, 30 anos depois. Quem sente sua presença é Michael Hanlon (Tim Reid), um bibliotecário e único de um grupo de sete amigos que continuou morando em Derry. Assim ele liga para Richard Tozier (Harry Anderson), Eddie Kaspbrak (Dennis Christopher), Stanley Uris (Richard Masur), Beverly Marsh Rogan (Annette O'Toole), Ben Hanscom (John Ritter) e William Denbrough (Richard Thomas), pois todos os sete quando jovens, viram "A Coisa" e juraram combatê-la, caso surgisse outra vez. Porém este juramento pode custar suas vidas.


Pois é, fui ver, senão o mais, um dos filmes mais aguardados do ano, afinal um filme baseado na obra do mestre King é sempre permeado de expectativas e comigo não foi diferente. Confesso que não li o livro, mas gostaria de ter lido e pretendo fazê-lo o quanto antes, pois não apenas o horror empregado me encantou, como todos os outros elementos que o autor insere em suas obras.


A cena inicial do filme é muito impactante e abre brilhantemente o enredo que vai se desenvolver em torno da cidade de Derry, onde misteriosos acontecimentos marcam a história do local. Logo, vamos conhecendo os personagens principais, um grupo de adolescentes por quem a gente não dá nada, ou seja, os estranhos, diferentes e imperfeitos alunos, e uma das coisas que mais gostei são suas histórias de vida, que os fazem ser quem são, algo que só o King consegue fazer: criar personagens marcantes e profundos dentro do contexto sinistro da trama.


Passado o susto da cena inicial, a história meio que se desenrola em torno do desaparecimento do irmão menor de um dos protagonistas, que culpa-se pelo que aconteceu e tenta elaborar teorias para explicar o ocorrido. E aí entra o novato, um garoto que por não ter amigos passa seus dias na biblioteca pesquisando curiosidade sobre a cidade. É ele quem descobre alguns mistérios e elabora teorias conspiratórias sobre o alto número de desaparecidos na cidade, especialmente crianças.


O fato é que cada um dos adolescentes possuem medos pessoais que serão colocados a prova, sempre que Pennywise surge em cena. E ele com certeza é um dos personagens mais fantásticos que nossa imaginação consegue conceber, afinal, ele é apenas um palhaço dançarino... não pera!


O filme mescla cenas dramáticas, assustadoras e cômicas em vários momentos, elementos que o mestre Sptephen King consegue unir magistralmente em sua obra, e apesar de o filme não conseguir abarcar tudo que o livro possui imagino, a adaptação buscou captar bem cada sensação que a narrativa do autor nos provoca.


E é claro que ele deixa aquela pequena abertura para a continuação que já aguardo ansiosamente, e dessa vez, após a leitura.
 
© Ventos do Outono | 2016 | Todos os Direitos Reservados | Criado por: Luciana Martinho | Tecnologia Blogger. imagem-logo