setembro 17, 2017

Resenha 12/17: O Rosto Que Precede o Sonho

Olá pessoal, tudo bem com vocês?
Então, essa semana passei por uma situação inusitada por causa de uma leitura e compartilhei minha inquietação com vocês, e o post de hoje é o resultado disso.


Após alguns dias pensando, resolvi dar continuidade a leitura de O Rosto Que Precede o Sonho, apesar do próprio autor ter me pedido para aguardar o lançamento da edição atualizada. Espero que o Maurício me perdoe, mas esperava essa leitura a tento tempo que não resisti.


Sinopse: Os sinais que ele não percebeu, no dia do acidente, poderiam ter evitado que seus pais entrassem naquele avião. Tempos depois, algo inesperado mudou o rumo das coisas, e ele, então, passou a esperar o dia em que os sinais voltariam...Tomas Ventura levava uma vida quase perfeita, cercado por tudo que sempre quis: um violão, um telescópio, muitos discos bons, amigos, um emprego de sonhos e uma casa que flutuava. Mas no dia em que recebeu a proposta de trabalho da sua vida, o convite para participar da trilha sonora de um grande filme de Hollywood, ele decidiu dizer “não”.

Até que dois sinais, os olhos cor de mel daquela menina, mostraram-lhe que ainda havia motivos para seguir em frente...


Título: O Rosto Que Precede o Sonho | Autor: Maurício Gomyde | Ano: 2012 | Gênero: Sick-Lit, Romance | Editora: Porto 71

Nesse romance do Gomyde, conhecemos o Tomas, um rapaz que acaba de levar um pé na bunda, após sua namorada o trocar por outro e disposto a afogar as mágoas, vai até a loja de discos do seu grande amigo Ben descobrir relíquias musicais. Mas o que ele irá encontrar por lá,mudará sua vida para sempre.

“Aos deuses do rock, que nos proteja da influência maligna de traidoras que gostam de sexo ao somo de música ruim!”

Ao disputar um disco com uma linda garota ruiva, Tomas se vê enfeitiçado não apenas pela beleza ruiva da jovem, como pelo seu bom gosto musical. Mas o destino não parecia estar favorável, e ela vai embora sem que ele sequer descubra seu nome. 

“E, por entre vãos de prateleiras tomadas por histórias cantadas pelos heróis de sua juventude, sua vida começaria a tomar o rumo que ele jamais poderia prever.”

Tomas é um expert em música, formado e apaixonado pela profissão, tornou-se um grande compositor, e suas trilhas sonoras já fazem parte de vários filmes, tendo sido até premiado internacionalmente. Mas já não pega um trabalho importante a muito tempo e sua vida se resume a velejar com seu barco, ir a festas e a loja de discos.

“Sabe, eu acho que a resposta à pergunta ‘o que faço aqui neste mundo’ mora em algum lugar entre os Beatles e o Metálica...”

E é em uma destas festas que Tomas reencontra Aurora, a garota cujo nome vai ter uma importância grande na trama. E eu logo me identifiquei com ela, afinal ela é fotógrafa do National Geographic apenas, um dos meus sonhos utópicos, e apesar de morar nos EUA, está no país para fazer umas fotos de borboletas do cerrado.

“É o momento em que as duas teorias, evolucionismo e criacionismo, fazem sentido ao mesmo tempo: homens, descendentes dos macacos; mulheres, criadas por Deus.”

Enfim, Tomas e Aurora vão se conhecendo, se aproximando, se apaixonando e nos levando junto com eles em suas aventuras. Pois Tomas, é um cara que, apesar de ter perdido os pais, leva uma vida plena, satisfazendo todas as suas vontades, sempre com os pés indo para onde o vento o levar. Mas sua história de vida possui alguns entraves, que nós iremos descobrindo aos poucos.

“É o limiar entre a consciência da razão e a inconsciência do sono. Na fronteira entre estes dois estados, o rosto que o destino grava no cérebro é o daquela pessoa que a gente gostaria que estivesse ali, deitada ao nosso lado.”

Sempre me disseram que essa história me levaria as lágrimas, e sim é uma história linda, como só o Maurício consegue criar, mas só me emocionei mesmo no final, após o desfecho que é realmente desolador. A narrativa nos mantém em segredo, mas deixa uma brecha para nossa imaginação até o final.

“Tenho medo de não fazer tudo o que a vida me reserva, e é por isso que não gosto de perder tempo. Com um céu aberto deste, só nos resta correr. A luz da manhã não demora a deixar de ficar suave.”

Mais uma vez, o autor nos presenteia com uma história incrível, cheia de significados, mensagens e o melhor, uma trilha sonora para ninguém botar defeito. E tem coisa melhor que ler uma boa histórias regada a uma ótima seleção musical? Acredito que para o Gomyde, tenha sido um deleite selecionar cada uma das músicas que ele cita durante o enredo. Acho que esse é o ponto alto do livro.

“A de que é um sonho eterno e você é o rosto que o precede, o que está no meio e aquele que estará até o fim dele, aconteça o que vier a acontecer.”

Eu já nem tenho mais o que falar das histórias do Maurício Gomyde, pois são todas perfeitas, com personagens apaixonantes, cenários maravilhosos e música de qualidade para completar uma obra-prima da literatura nacional.

Espero que tenham curtido a leitura. Quem já leu, me conta o que achou. E quem não leu, se ligue que eme breve tem novidades por aí.

Atá a próxima!!!

 
© Ventos do Outono | 2016 | Todos os Direitos Reservados | Criado por: Luciana Martinho | Tecnologia Blogger. imagem-logo