novembro 05, 2017

Resenha: Assassinato do Expresso do Oriente

Olá pessoal, tudo bem?
outubro já ficou para trás, mas a conclusão da leitura do último livro da TBR de terror acabou ficando um pouco atrasada.


Mas tudo bem, pois hoje trago a resenha de mais uma leitura incrível da rainha do crime. E o melhor, bem a tempo para aguardar a estreia da adaptação que estreia ainda esse mês.

Clique e compre
Sinopse: Nada menos que um telegrama aguarda Hercule Poirot na recepção do hotel em que se hospedaria, na Turquia, requisitando seu retorno imediato a Londres. O detetive belga, então, embarca às pressas no Expresso do Oriente, inesperadamente lotado para aquela época do ano.O trem expresso, porém, é detido a meio caminho da Iugoslávia por uma forte nevasca, e um passageiro com muitos inimigos é brutalmente assassinado durante a madrugada. Caberá a Poirot descobrir quem entre os passageiros teria sido capaz de tamanha atrocidade, antes que o criminoso volte a atacar ou escape de suas mãos.


Título: Assassinato do Expresso do Oriente | Autora: Agatha Christie | Ano: 2014 | Gênero: Romance policial, suspense | Editora: Nova Fronteira

E lá vem a Agatha Christie com mais um daqueles enredos intrincados que nos deixam no escuro até o desfecho. A receita de sucesso da autora sempre me encanta e eu me pego tentando investigar junto com o Poirot, analisando todas as pistas de cada caso que o detetive precisa desvendar.

Quem já conhece a obra da autora sabe que seu personagem mais famoso sempre mantém aquele ar de mistério durante toda a trama que se desenvolve, geralmente, em torno de um crime. Nesse caso, um trem, durante uma viagem de três dias durante uma nevasca. Só esses elementos já são suficiente para criar a atmosfera de um grande mistério. Mas a Agatha não vai deixar que apenas isso nos prenda a leitura, ela vai trazer vários personagens diferentes, com personalidades criativas e detalhes minuciosos que tonarão a leitura empolgante. 


“Houve um súbito sacolejo, e os dois homens ficaram à janela, observando a longa plataforma iluminada, enquanto o trem partia. O Orient Express começa a sua viagem de três dias através da Europa.”

Todos os passageiros do vagão onde ocorre o crime parecem acima de qualquer suspeita, várias pistas são deixadas na cena do crime e todos os depoimentos fazem o detetive rodar em círculos, o que também nos deixa no escuro, perdidos com tantas informações e muitas suspeitas. O que adoro nessa história, é poder acompanhar tudo e tentar desvendar o mistério por trás do crime.


“A coisa toda começa a se esclarecer muito bem! O assassino era um homem forte, era um homem fraco, era uma mulher, uma pessoa destra, uma pessoa canhota... Ah, c’est rigolo, tout ça!”

A autora é mestra em nos manter no suspense até o final do livro, e por isso ela é tão famosa, mesmo muitos anos depois de sua morte, e o que me faz fã incondicional. Como não posso falar muito do enredo para não soltar spoiler, já adianto que o final é totalmente inesperado, mas quando é desvendado a gente fica com aquela sensação de "como eu não pensei nisso?"


“Talvez seja um mal dos detetives. Esperamos sempre que o comportamento das pessoas seja coerente. Não admitimos mudanças de estados de espírito.”

Particularmente, eu gosto mais do personagem do Hercule Poirot que dá Mrs... outra grande personagem de autora, talvez porque os casos dos livros são mais complexos e o Poirot é um detetive de verdade. Para mim, a ideia de uma senhorinha possuir tanta sagacidade acaba sendo muito fantasioso, enfim...

Voltando aos personagens desse livro, são em torno de quinze no total, sendo doze suspeitos, além do detetive, o médico que atesta a morte e o dono da empresa de trens. Todos presos num vagão de trem em meio a uma grande nevasca. Muitas perguntas surgem: são apenas doze suspeitos? o assassino é um passageiro? Quem conhecia a vítima? Muitas perguntas vão ficando no ar enquanto a trama se desenrola nos deixando mais perdidos a cada nova pista, a cada novo depoimento.


“Todos os olhares se fixaram nele. Naquele silêncio, poderia ser ouvido o barulho da queda de um pingo d’água.”

Eu amo o gênero justamente por poder participar da descoberta, do mistério. Nessas histórias, a leitura flui rapidamente, pois fico ávida por descobrir o desfecho e ver todas as peças se encaixarem, e a autora não deixa nenhuma ponta solta, sua escrita é brilhante!

A edição está linda, capa dura, colorida, em box com três livros e torço para que todas as obras saiam nesse formato que é bem atrativo. 

Espero que tenham curtido. Ansiosíssima pelo lançamento do filme.

Até a próxima!!!
 
© Ventos do Outono | 2016 | Todos os Direitos Reservados | Criado por: Luciana Martinho | Tecnologia Blogger. imagem-logo