setembro 28, 2014

O Palácio da Meia-Noite - Resenha

Olá pessoal, estou aqui para mais uma resenha de livro. E dessa vez, trago mais um título do Zafón... Só pra variar.



Eu ainda me espanto, como muitas pessoas que visitam e comentam no meu blog não conhecem o Zafón. Talvez seus primeiros livros, apesar de premiados (me refiro a O príncipe da névoa), não eram best-sellers, mas A sombra do Vento é, e não apenas por isso, mas porque é um livro muito maravilhoso. Tudo bem, eu sou suspeita, mas é preciso ler para entender o que tô falando. Então, venham conferir minhas impressões a respeito de O Palácio da Meia-Noite, e quem sabe eu te convenço.


Após o término desse livro, eu completo a leitura de toda a obra do Zafón, composta por sete livros atualmente. E posso dizer, sem medo de errar que ele nasceu para isso. Todos os seus livros possuem uma magia, algo que prende a atenção do leitor, sempre no envolvendo e nos emocionando até o final da história.


Sinopse: No coração de Calcutá dos anos 30, a história começa em uma noite escura em que um tenente Inglês luta para salvar a vida de 2 gêmeos (Ben e Sheere) de uma ameaça impensável. Apesar das chuvas de monção insuportáveis e o terror que o assedia em cada esquina, o jovem britânico consegue salvá-los, mas não sem perder sua própria vida ...
Anos mais tarde, quando os 2 estão às vésperas de comemorar seus aniversários de 16 anos, a ameaça reaparece em suas vidas e desta vez não deixará que eles escapem tão facilmente. Com a ajuda de seus bravos amigos, Ben e Sheere deverão desafiar o terror que se esconde nas sombras da noite e enfrentar o enigma mais assustador da história da cidade dos palácios.


Título: O Palácio da Meia-Noite | Autor: Carlos Luiz Zafón | Ano: 1994 | Gênero: Juvenil, aventura, mistério | Editora: Suma | Onde Comprar: Amazon




O Palácio da Meia-Noite é o segundo livro de autoria de Carlos Ruiz Zafón, compondo a trilogia da névoa, junto com O príncipe da Névoa (1993) e As Luzes de Setembro (1995), que trás um romance juvenil repleto de mistério, fantasia e muita aventura, tendo como palco uma Calcutá do início do século. Seus personagens profundos e interessantes nos remetem a nossa juventude, quando nos sentimos fortes e cheios de vida.

“A vida é como a primeira partida de xadrez: quando você começa a entender como as peças se movem, já perdeu a partida.” 


O enredo de O Palácio da Meia-Noite é rico em detalhes, mistérios e segredos do passado que voltam a tona para assombrar seus personagens. É arrepiante como o Zafón narra os acontecimentos e descreve os cenários sinistros, pesados e inimagináveis de uma forma que nos sentimos parte de tudo. E esse livro em particular veio com uma trama bastante arrojada, bem diferente dos outros livros que compõem a trilogia.


“Naquela noite, sob a abóbada de estrelas e nuvens em trânsito que desenhavam uma fuga para o infinito.” 

Eu devo dizer que adorei a leitura, de verdade. Havia ficado um pouco decepcionada com As Luzes de setembro (Veja a resenha aqui), que considero seu livro mais fraco, ainda assim, muito bom, mas não tanto quanto os outros, especialmente com relação a esse, que considero o melhor da trilogia. Chama-se trilogia da névoa, mas na verdade é apenas uma forma de diferenciar os juvenis dos romances adultos. Tendo Marina como um livro de transição entre eles.

“É curioso pensar como às vezes as lembranças se transformam em pesadelos.” 

Carlos Ruiz Zafón costuma dizer que quando começou a escrever queria fazê-lo para que as pessoas lessem histórias que ele gostaria de ter lido em sua juventude... eu acho que ele conseguiu!
                      
“O tempo ensina que, afinal de contas, suas cartas sempre poderiam ter sido piores.” 

Bom, espero que tenham gostado de mais uma resenha aqui no território e agora que li todos os livros do Zafón, estou mais do que ansiosa pela sua próxima obra, que tenho certeza, será um sucesso de crítica e de público.


Não esqueçam de deixar seu comentário, ele é muito importante para fazer o blog trabalhar mais nas postagens mais interessantes. Fiquem a vontade para seguir o blog e ficar por dentro das novidades.

Lembrando que vocês podem acompanhar o que estou lendo através do Orelha de Livro.

Até a próxima!!!
 
© Ventos do Outono | 2016 | Todos os Direitos Reservados | Criado por: Luciana Martinho | Tecnologia Blogger. imagem-logo