outubro 05, 2014

Tipo de câmera 2

           Oi gente, estou de volta para dar continuidade ao post sobre fotografia. No post anterior eu falei dos tipos mais comuns encontrados no mercado e que costumamos usar no dia-a-dia para o lazer ou trabalho. 


          Hoje, falaremos sobre mais 3 tipos de equipamentos fotográficos, trazendo importantes informações para quem se interessa pela arte de fotografar.


Pinhole

         A pinhole (buraco de agulha) é basicamente uma câmara escura que tem um pequeno
orifício em um lado da câmara, ou seja, as imagens são obtidas a partir de um dispositivo (câmara escura, que pode ser uma lata ou uma caixa de papelão) que não utiliza lentes como as câmeras comuns. Essas imagens são registradas em material que é sensibilizado pela luz.
         Por ser de fácil construção, a pinhole pode ser utilizada como recurso didático em diferentes áreas do conhecimento, facilitando, por exemplo, compreender o processo de formação da imagem no olho, ou no processo de revelação, formação da imagem no papel.
      Hoje predominam as fotografias feitas com câmeras digitais, com números de megapixels cada vez maiores que garantem máxima nitidez. Com isso, causa certo estranhamento observar imagens que não apresentam uma resolução hightec.



            A fotografia pinhole é a mais antiga das experiências fotográficas. Não é à toa que no mundo todo milhares de pessoas se dedicam a elas.

Aprenda a fazer uma câmera Pinhole!

Instantâmeas

          As câmeras instantâneas, embora tenham saído um pouco de cena após a chegada das digitais, nunca deixaram de encantar até mesmo aqueles que não “eram da sua época”.           Atualmente, elas voltaram a conquistar o mercado e o coração do público que não consegue resistir à mágica e ao charme daquelas que são conhecidas por todos como “polaroides“ (Polaroide é a marca pioneira das câmeras instantâneas).
          A Polaroid permitia que, ao bater uma foto, você pulasse toda a etapa de revelar o filme e pedir ampliações. O processo era automático, e a própria câmera ejetava a ampliação. Você só inseria um “cartucho” antes de fotografar e, bam!, a foto saia e podia ser visto em segundos. Após sacudir a foto por alguns segundos ela estava pronta para ser colocada no álbum.
        Com as digitais, as Polaroides desapareceram. O processo de impressão ficou por conta dos laboratórios digitais ou ainda da impressão em casa. Mas, as instantâneas sempre foram bacanas… E elas estão voltando para a alegria da galera!

Câmera instantânea social

      A Polaroid está de volta ao setor unindo o melhor de dois mundos. A câmera Socialmatic foi idealizada por designers inspirada no Instagram, rede social fotográfica do Facebook e já está disponível no mercado. 
      Além da conhecida Polaroid, existem no mercado outros modelos e marcas de câmeras instantâneas superfofas a preços acessíveis.
   
Smartphones com câmeras avançadas

        Os smartphones com câmeras com alta resolução são uma boa opção para fotografias casuais. Câmeras com 5 megapixels ou mais, realmente captam imagens com ótima qualidade para visualização em tela, e registram vídeos Full HD 30p. A impressão de imagens de 5 mega pixels no tamanho tradicional de fotos (15 x 10 cm) é satisfatório, mas não é suficiente para impressões ampliadas, como em tamanho A4, por exemplo.
         A qualidade certamente não se compara à das câmeras supercompactas ou DSLRs mais avançadas, mas isto seria uma comparação desleal. Uma câmera tem a função específica de capturar imagens e vídeos, e por isso, oferece vários recursos e ajustes que não estão presentes em smartphones.



         Os sensores dos smartphones, mesmos os mais avançados ainda são menores que o das câmeras, e mesmo oferecendo uma alta resolução, ainda falta muito para substituí-las. O desempenho em ambientes mal iluminados, também deixa a desejar.

          Enfim, essas câmeras das quais falei um pouco nesses dois posts são apenas alguns dos muitos tipos de câmera existentes por aí, pois a fotografia é um mundo de opções e oportunidades que cada câmera pode nos proporcionar. Quem quiser saber um pouco mais pode pesquisar por: TLR, Micro 4/3, Rangefinder, Descartáveis, MirroLess , Bridge...




         O que podemos dizer para finalizar, é que a melhor câmera, é a câmera que está com você no momento que você deseja. Se você é um fotógrafo casual e não necessita de imagens em altíssima qualidade, seria um desperdício comprar uma câmera com mais de 18 megapixels.
       E o mais importante, independente de sua necessidade, não opte por uma câmera somente pelo visual dela. Para fotografias cotidianas com portabilidade, prefira as compactas. Quem pode investir um pouco mais, melhor optar pelas compactas avançadas.

PS: Todas as imagens dessa postagem foram pescadas no google.


         Então, é isso. Espero que tenham gostado de saber um pouco mais sobre alguns dos tipos de câmera e se tiverem gostado, não deixem de comentar, pois a sua opinião é muito importante para fazer o blog continuar tratando de assuntos do seu interesse.


Até a próxima!
 
© Ventos do Outono | 2016 | Todos os Direitos Reservados | Criado por: Luciana Martinho | Tecnologia Blogger. imagem-logo