abril 09, 2015

Dom Casmurro

Oi gente,
finalmente uma resenha nova aqui no território. \o/ \o/ \o/
Até eu estava ficando incomodada com isso, pois entrei em semana de provas na faculdade, o que atrasou em muito a leitura desse livro, e outras coisas que vou contar pra vocês...



Bom, Dom Casmurro é um clássico da literatura nacional, e leitura obrigatória - dizem - para os apaixonados pela leitura, como é o meu caso.


Sendo assim, eu não poderia deixar passar a oportunidade de ler essa obra do nosso grande nome, que é o Machado de Assis. E dizem as más línguas que seu único defeito foi ter nascido no Brasil, vê se pode!!!

Título: Dom Casmurro
Autor: Machado de Assis
Ano:2002
Editora: Paulus
Sinopse: Dom Casmurro, um dos romances mais conhecidos do autor, foi publicado pela primeira vez em 1900. Bentinho, Capitu e Escobar são os protagonistas do enigmático triângulo amoroso criado por Machado de Assis e já fazem parte de nosso imaginário. A narrativa se passa na cidade do Rio de Janeiro, no período do Segundo Império, embora saibamos que as questões da obra não se circunscrevem a um tempo ou a um lugar específicos. A dúvida quanto à traição da mulher amada, que perpassa toda a narrativa, se amplifica em questões sobre as incertezas e vicissitudes tão humanas, a imaginação e a fragilidade de nossas convicções.

De fato, a escrita do Machado de Assis é um primor. Muito rebuscada, e ainda que arcaica, é de uma qualidade poética única. E é claro, que isso tornou a leitura um pouco lenta e um tanto truncada em alguns momentos, mas nada que atrapalhasse o entendimento do que estava sendo contado.

Para quem não sabe, esse livro conta a estória de Bentinho - as portas de tornar-se seminarista, e Capitu - morena com olhos de ressaca, vizinha e amiga de infância, a partir da qual se desenrola a trama. Por ser uma leitura muito batida, não vou entrar em detalhes do enredo, mas ressalto que como sendo um romance, há toda aquela expectativa do final feliz, mas há algumas reviravoltas que visam manter o leitor em dúvida do seu desfecho.

O livro, narrado em primeira pessoa, promove vários momentos diferentes, no que diz respeito aos sentimentos, desejos e acontecimentos da vida do Bentinho, o que torna a leitura tensa, triste ou engraçada em momentos que vão se alternando no decorrer da trama. 

“Padre futuro, estava assim diante dela como de um altar, sendo uma das faces a Epístola e a outra o Evangelho.”

Os capítulos são bem curtos - alguns tem apenas quatro linhas, e cada capítulo é uma fração de pensamento ou de acontecimento na vida do protagonista, que ora se perde em devaneios e parece esquecer o que estava para nos dizer. Sim, o autor interage com seu leitor em vários momentos do livro, relembrando capítulos passados ou alertando para o que será dito em seguida. Isso, torna a leitura muito dinâmica e parece aproximar o leitor do personagem e de sua vida fictícia.

Eu fiquei um pouco triste com o final, mas não vou dizer que tenha sido uma leitura ruim, de modo algum. Mas tendo em vista todos os acontecimentos até o desfecho a gente sempre espera o final feliz dos contos de fada e tal. 

“E quem sabe se os vaga-lumes, luzindo cá embaixo, não seriam para mim como rimas das estrelas?”

O que me incomodou um pouco, foi que essa edição que estou lendo tem apenas 185 páginas, com letra miúda o que não é muito, aliás é até um livro curto, mas até por volta da página 120 o personagem Bentinho ainda está as voltas com o seminário e depois que ele consegue se livrar da batina a estória corre, onde vários acontecimentos - faculdade, mortes, casamentos, filhos - se sucedem velozmente e  parece que o livro vai terminar, aí volta ao ritmo normal, que é quando se dá o ápice. 
Mas o bom disso, é que significou uma reviravolta na trama e deu novo ânimo a narrativa, que parecia não ter mais nada a dizer.

Enfim, é um livro muito bom, apesar dos percalços que não me permitiram apreciar mais a leitura, mas que valeu a pena, pois sempre tive aversão a ler os clássicos nacionais e esse me foi muito bem indicado, e quem sabe, teremos aqui mais resenhas como essa.


Então é isso. Espero que tenham gostado. Não deixem de comentar sobre o que acharam e se já leram contem suas impressões, quero saber tudo!

Aproveitem para participar da promoção de aniversário, são os últimos dias, mas em breve teremos mais promoções, além de várias novidades aqui no território.

Não deixem de conferir o que estou lendo através do Orelha de Livro.

Até a próxima!!!
 
© Ventos do Outono | 2016 | Todos os Direitos Reservados | Criado por: Luciana Martinho | Tecnologia Blogger. imagem-logo