junho 25, 2015

Uso da Luz em Fotografia (parte 2)

Oi gente, tudo bem?
Como prometido, voltei para dar continuidade aquela nossa conversa sobre o uso da luz em fotografia, pois sei que vocês adoraram o primeiro post, não foi?

Image and video hosting by TinyPic

Para quem não conferiu ou não lembra mais da postagem anterior, basta clicar AQUI.

Então, dando continuidade, vamos começar falando sobre a luz suave e como conseguir suavizá-la, evitando aquelas sombras que dramatizam as imagens, assim como falamos no post anterior.

Image and video hosting by TinyPic
Luz dura x Luz Suave - Observe a diferença no brilho e nas sombras projetadas pelas maçãs.

Luz Suave ou Difusa

A luz suave é aquela que gera sombras sem contornos nítidos e não é possível dizer exatamente em que ponto essa sombra começa ou termina. Em um dia nublado, a luz do sol se comporta dessa forma. Nesse caso, a luz não gera contornos de sombra nítidos, e sim a passagem da luz para sombra é gradual, como um degradê. A sombra ainda existe (pois sem sombra não haveria volume), porém ela é sutil e quase imperceptível.


Image and video hosting by TinyPic
Fotografias de New Born é o melhor exemplo de uso da luz difusa.
Se uma iluminação direta dá a ideia de mistério e força, a luz difusa é ótima para passar a impressão de delicadeza, fragilidade e calma. Aquele efeito de pele lisinha das revistas (além de uma ajudinha do Photoshop, é claro) é conseguido com a ajuda de difusores, que tornam a iluminação menos dura, sendo uma boa escolha para fotografar pessoas, pois diminui a evidência de imperfeições, marcas de expressão ou rugas. 

Image and video hosting by TinyPic

É comum vermos fotografias com cores em tons claros e cenas que mostrem pessoas felizes utilizando esse tipo de luz. Não quer dizer que a luz dura seja proibida em ambientes felizes, mas a iluminação suave pode funcionar melhor para passar essa ideia.

OBS: Para saber mais sobre luz dura, leia o post anterior.

Controle de luz

Agora que já sabemos diferenciar os tipos de luz, vamos tentar trabalhar o controle da luz a nosso favor. Lembrando que essas dicas podem ser usadas tanto para fotografar quanto para filmar. Então, se você faz ou pretende fazer videos, esse artigo pode te ajudar.

Como foi dito, ter o controle total da luz natural é um pouco mais complicado, mas não impossível, enquanto que podemos brincar com as luzes artificiais ao nosso favor. Sendo assim, o uso de alguns artifícios podem contribuir para melhorar a qualidade das nossas imagens, e nesse momento, devemos considerar três coisas: ângulo, quantidade e cor.

Image and video hosting by TinyPic
Observe o funcionamento dos difusores, transformando a luz dura em luz suave
Ângulo - O melhor ângulo para a luz mais clara é normalmente acima da linha dos olhos do modelo (ou objeto, se for o caso, buscar um ponto principal) e próximo à direção para onde olha. É importante que a fonte de luz esteja no mesmo lado da câmera, ou seja, que a câmera e a fonte de luz sigam a mesma direção, tomando cuidado para que o fotógrafo ou a câmera não geram sombras inconvenientes no objeto. Outra dica é que luzes claras no fundo podem distrair o espectador - ou seja, tirar a atenção do objeto principal da foto - e mais iluminação por trás do modelo o faz menos claro e mais misterioso.

Image and video hosting by TinyPic
Perceba que o difusor se posiciona em um ângulo que projeta a luz para a modelo.

Quantidade - Quando você usa os ajustes automáticos da câmera, ela tenta te fornecer  a maior quantidade possível de luz. E a melhor forma de conseguir isso, é fotografando ao ar livre, tendo sempre cuidado com as sombras indesejáveis, já que não conseguimos controlá-la na sua totalidade, e nesse caso, recomenda-se buscar os horários da manhã, do entardecer ou em dia nublados. Porém, nem sempre é possível fotografar ao ar livre, então, é preciso conseguir o máximo de luz possível.

Image and video hosting by TinyPic
Luz em excesso faz com que a imagem perca detalhes e vice-versa.

Nesse caso, a função fotometria das câmeras semi e profissionais vão te ajudar a controlar a quantidade de luz que chega na imagem. Essa função só é possível usando os controles manuais da câmera.


Image and video hosting by TinyPic
Todos os elementos estão lá para fazer com que a luz se direcione para o modelo.

Cor - Teoricamente falando, a luz deriva de uma variedade de brancos que não são perceptíveis, pois o nosso cérebro faz sua própria interpretação e se ajusta para nos fazer enxergar apenas a cor real. E por mais que as câmeras modernas sejam inteligentes, elas não possuem esse recurso, o que gera erros de interpretação. E para isso serve a função Balanço de Branco das câmeras, que no geral a gente deixa no automático, pois consegue ter bons resultados, alterando-a apenas em casos extremos.


Image and video hosting by TinyPic
Diferentes balanços de branco
Como regra geral, pense nas lâmpadas incandescentes como laranja, a luz do sol como azul e as lâmpadas fluorescentes como verde. A coisa mais importante a evitar é a mistura de cores. Isto pode criar efeitos indesejados nas suas imagens e prejudicar o equilíbrio automático do branco na sua câmera. A dica aqui é: evite misturar os tipos de luz, por exemplo: manter uma janela aberta quando se usa uma luz fluorescente enquanto fotografa. Quando isso foi inevitável, tentar direcionar as diferentes luzes para o mesmo ponto, usando o ângulo correto como falamos acima.

Sendo assim, há alguns acessórios que se usa para posicionar a luz sempre a nosso favor. Como os rebatedores, softbox e as famosas sombrinhas. E tanto os rebatedores quanto as sombrinhas possuem opções de cores para cada ocasião: brancas, douradas, prateadas e até pretas, mas que no geral, servem para espalhar a luz e deixá-la mais suave.

Image and video hosting by TinyPic
Opções de difusores
Os flash's das câmeras geralmente produzem uma luz dura, por serem uma fonte pequena de luz, e a solução é usar difusores que se encaixam no próprio flash. Mas se não tiver um na hora, uma folha de papel branca presa com fita pode ajudar bastante. Mas não esqueça de testar antes!


Image and video hosting by TinyPic
Difusores para flash

É claro que alguns desses acessórios custam caro, mas como nós pobres sempre damos um jeito em tudo, é possível encontrar pela internet, google, youtube, vários tutoriais de como fazer alguns desses acessórios com materiais que você possui em casa. São as famosas "gambiarras", que podem não servir para levar para fotografar fora, porque o mico seria grande mas na sua casa tá liberado!!!


Então, gostaram do post de hoje? Eu fiquei bem satisfeita e gostaria de passar o dia falando sobre o assunto, pois enquanto pesquiso também aprendo, e até posso tentar buscar alguns desses tutoriais e trazer um post com algumas dicas e links para vocês. O que acham?

Por hoje é só.

Até a próxima!!!

OBS: Todas as imagens foram pescadas no google.
 
© Ventos do Outono | 2016 | Todos os Direitos Reservados | Criado por: Luciana Martinho | Tecnologia Blogger. imagem-logo