março 11, 2016

Minha Amada Monalisa

Olá pessoal, tudo bem?
Fazia tempos que não postava uma resenha, neh... pois hoje é dia!!!


Não é que eu não estivesse lendo, mas não estava lendo nada muito interessante, apenas material pra concurso e alguns contos que baixei gratuitamente no Amazon. Entre eles veio um livro, que me chamou muito a atenção pelo título, e é dele que vamos falar hoje.

Sinopse: Conheça Guilherme, um jovem universitário que tinha quase tudo o que queria: amigos, pais, dinheiro, carro,banda musical, mulheres... Faltava-lhe, porém, o principal: um grande amor! Neste livro, você vai acompanhar a história de Gui, um estudante que queria curtir a vida e não estava em busca de algo que preenchesse seu coração naquele momento. Mas como paixão não se domina - ela vem e pronto! -, Guilherme acabou se apaixonando! 
Nada o empolgava mais do que o olhar enigmático da imagem de sua amada. Gostava de seus dedos finos e de seu sorriso triste e melancólico. Na verdade, Gui estava apaixonado pela famosa Mona Lisa, a tela de Leonardo da Vinci! 
Mas logo Guilherme percebeu que a paixão podia ser perigosa, e que aquele quadro o colocaria em estado de dominação e prisão. Como ele faria para se livrar daquela paixão?

Título: Minha Amada Manalisa | Autora: Mirian Fidelis Guimarães | Ano:  2015 | Gênero: Infanto-juvenil, romance | Editora: Marco Zero O| nde Comprar: Amazon


Em Minha Amada Monalisa, conhecemos o Guilherme, um jovem de 22 anos, bonito, rico, estudante de arte e músico. Ele é um cara bem comum, a não ser por duas coisas: Ele possui longos cabelos negros que lhe renderam o apelido de Monalisa – ou Mona para os íntimos. Além disso, ele desenvolve uma espécie de fascínio pela obra do Leonardo da Vinci durante uma visita ao Museu da cidade.

“Quando olho para aquela pintura, os olhos dela revelam uma certa tristeza, como se ela quisesse que eu a libertasse dele.”

No dia do passeio para o museu, ele acaba conhecendo Marina, com quem desenvolve um romance. Mas a vida de Guilherme muda radicalmente ao sofrer um mau súbito ao chegar ao museu, fazendo com que a visita precise ser remarcada. E aí, as coisas começam a acontecer, pois a obsessão do Guilherme pela Monalisa só aumenta e ele já não consegue mais levar uma vida tão normal.

“Justo agora que ele a tinha tão perto, tão perto e ao mesmo tempo tão longe.”

Bom, a premissa do livro fala sobre levar uma paixão até as últimas consequências e de fato o desfecho mostra isso, mas não é nada do que estamos pensando, apesar de o mistério que se desenrola não nos deixar ávidos por descobrir nem nada. E isso foi uma das coisas que fizeram a leitura não ser tão boa. Na verdade, há muitos problemas no enredo, desde erros ortográficos até a construção dos personagens, etc. 

“Seus olhos me prendiam profundamente, me levando por caminhos desconhecidos, por vales de águas escuras e profundas, águas negras.”

O livro em si não é muito longo, mas a trama não prende, mesmo que tenha um mistério a ser desvendado, o que torna a leitura um pouco enfadonha. Além disso, os diálogos são desinteressantes, os personagens sem profundidade e em alguns momentos você se sente meio perdido, pois algo que parecia importante foi negligenciado pelo autor, enfim... Era uma história que tinha tudo para ser boa, mas que deixou muito a desejar, não sei se por eu ter criado meu próprio enredo a partir do título, ou porque a autora realmente não soube conduzir a história, o que é uma pena, pois a ideia foi muito criativa.

“A morte nada mais é do que um sono profundo.”

De todo modo, fico feliz em ter conhecido a obra, pois toda leitura é válida e quem quiser ler e fazer uma apreciação, fica aqui a dica.

Espero que tenham gostado da resenha, apesar das críticas. E se alguém conhece a obra, não deixe de tecer seus comentários.

Até a próxima!
 
© Ventos do Outono | 2016 | Todos os Direitos Reservados | Criado por: Luciana Martinho | Tecnologia Blogger. imagem-logo