novembro 10, 2014

5 filmes baseados em fatos reais

         Todos aqui já devem saber que eu sou cinéfila, então preparei um post sobre filmes baseados em fatos reais que são muito emocionantes. É um dos meus estilos de filme preferidos, mas há quem não goste, pois sempre são dramáticos e muitas vezes com pouca ou nenhuma ação...


         Mas o que há de melhor nesse tipo de filme é que o final é sempre inesperado, sempre cheio de emoção e geralmente são marcantes, a gente quase nem acredita que aquele fato realmente aconteceu. É claro, que muitas vezes, a adaptação que se faz para o cinema torna a história muito mais interessante do que na vida real, mas ainda assim, é muito bom pensar que uma história tão incrível não saiu apenas da imaginação de um cineasta, de um roteirista ou de um escritor. Confiram!

1 - Meninos não choram (1999) 

Sinopse: Saiba como Teena Brandon se tornou Brandon Teena e passou a reivindicar uma nova identidade, masculina, numa cidade rural de Falls City, Nebraska. Brandon inicialmente consegue criar uma imagem masculinizada de si mesma, se apaixonando pela garota com quem sai, Lana, e se tornando amigo de John e Tom. Entretanto, quando a identidade sexual de Brandon vem público, a revelação ativa uma espiral crescente de violência na cidade.

Resenha: Pra começar, é um filme com censura 18 anos, logo fica claro que é um filme pesado, e é nem vou entrar em detalhes. Além de ser chocante ver uma garota se fingir de homem e tentar viver como tal, mas é comovente também, pois ficamos imaginando como é estar em seu lugar e imaginar tudo pelo qual ela passa. Essa produção independente, com a atuação perfeita da Hilary Swank, lhe rendeu um Oscar de melhor atriz!



2 - Erin Brockovich: Uma mulher de talento (2000)

Sinopse: Erin, é a mãe de três filhos que trabalha num pequeno escritório de advocacia. Quando descobre que a água de uma cidade no deserto está sendo contaminada e espalhando doenças entre seus habitantes, convence seu chefe a deixá-la investigar o assunto. A partir de então, utilizando-se de todas as suas qualidades naturais, desde a fala macia e convincente até seus atributos físicos, consegue convencer os cidadãos da cidade a cooperarem com ela, fazendo com que tenha em mãos um processo de 333 milhões de dólares.

Resenha: Eu adoro esse filme! Você de cara se apaixona pela Erin, com seu jeito desbocado e autêntico. E o mais legal é que ela é aquele tipo de pessoa por quem ninguém dá nada, mas que surpreende. Não é um filme cheio de ação, é até meio monótono e longo, mas vale a pena assistir cada cena só pelo final. Aliás, o texto é uma das minhas partes favoritas do filme... só vendo pra saber. Ahhh e a Julia Roberts também ganhou um Oscar pela sua atuação!!!


3 - A Procura da Felicidade (2007)

Sinopse: Chris Gardner, é um pai de família que enfrenta sérios problemas financeiros. Apesar de todas as tentativas em manter a família unida, Linda, sua esposa, decide partir. Chris agora é pai solteiro e precisa cuidar de Christopher, seu filho de apenas 5 anos. Ele tenta usar sua habilidade como vendedor para conseguir um emprego melhor, que lhe dê um salário mais digno. Chris consegue uma vaga de estagiário numa importante corretora de ações, mas não recebe salário pelos serviços prestados. Sua esperança é que, ao fim do programa de estágio, ele seja contratado e assim tenha um futuro promissor na empresa. Porém seus problemas financeiros não podem esperar que isto aconteça, o que faz com que sejam despejados. Chris e Christopher passam a dormir em abrigos, estações de trem, banheiros e onde quer que consigam um refúgio à noite, mantendo a esperança de que dias melhores virão.

Resenha: Eu sempre me emociono no final desse filme. É tão bom ver que todo esforço valeu a pena, e pensar que devemos perseverar e insistir, sempre... nunca desistir. E assim como a Erin, do filme anterior, esse cara também não teve muitas oportunidades na vida, mas a que ele teve agarrou com unhas e dentes. Eu queria ser como ele. Esse filme mostra uma dura realidade em vários aspectos, mas também nos ensina como lidar com as adversidades, enfim, também não é um filme cheio de ação, mas há ótimas cenas e um final de encher os olhos de lágrimas.

4 - Coragem de viver (2011)

Sinopse: Bethany Hamilton, é uma adolescente apaixonada pelo surfe, o que a transformou numa campeã do esporte. Mas um dia sua sorte mudou e ela foi atacada por um tubarão, que arrancou um de seus braços. Apesar de parecer que tudo estava perdido, com o apoio dos pais, da melhor amiga Alana e das inúmeras cartas que recebe dos fãs, Hamilton cria coragem e junta forças para reaprender a pegar onda, respeitando seus limites, mas nunca abandonando sua vocação de vencedora.

Resenha: Eu comecei a assistir esse filme por acaso, nem sabia que era verídico, só descobri no final quando passa imagens reais da Bethany e me senti tão mal comigo mesma, por reclamar de um monte de coisa que não é nada perto da situação pelo qual essa garota passa, e mesmo assim ela dá a volta por cima e conquista tudo que ela precisa para ser feliz do jeito que é. A história é linda e o filme a retrata de uma forma quase espiritual. Além de ter uma fotografia incrível com belíssimas paisagens do Havaí.


5 - Argo (2012)

Sinopse: 1979. O Irã está em ebulição, com a chegada ao poder do aiatolá Khomeini. Como o antigo xá ganhou asilo político nos Estados Unidos, que haviam apoiado seu governo de opressão ao povo iraniano, há nas ruas de Teerã diversos protestos contra os americanos. Um deles acontece em frente à embaixada do país, que acaba invadida. Seis diplomatas americanos conseguem escapar do local pouco antes da invasão, indo se refugiar na casa do embaixador canadense. Lá eles vivem durante meses, sob sigilo absoluto, enquanto a CIA busca um meio de retirá-los do país em segurança. A melhor opção é apresentada por Tony Mendez, um especialista em exfiltrações, que sugere que uma produção de Hollywood seja utilizada como fachada para a operação. Aproveitando o sucesso de filmes como "Guerra nas Estrelas" e "A Batalha do Planeta dos Macacos", a ideia é criar um filme falso, a ficção científica Argo, que usaria as paisagens desérticas do Irã como locação. O projeto segue adiante com a ajuda do produtor Lester Siegel e do maquiador John Chambers, que conhecem bem como funciona Hollywood.

Resenha: Eu ainda não tinha assistido esse filme até hoje, minha irmã sempre me falava que era ótimo, mas eu tive que ver para crer, e devo dizer que apesar de ser um drama, é um filme até bem intenso, desses que nos deixa apreensivos, esperando sempre pelo pior. Mas o mais interessante é o brilhantismo do cara que elabora o plano de fuga, algo que só poderia ser pensado por algum roteirista de filmes de espionagem, estilo 007, e essa tensão se o plano dará certo ou não vai até o final do filme. Não é a toa que levou 3 Oscars em 2013 (Edição, Roteiro adaptado e Melhor filme).

          Como existem muitos filmes bons que são baseados em histórias reais, em breve farei uma segunda parte, já tenho a lista, fiquem ligados!

          E não deixem de comentar, pois gosto muito de saber se alguém já viu algum dos filmes, o que acharam... é sempre bom saber a opinião dos visitantes a até trocar uma ideia a respeito do que foi postado.

Até a próxima!!!
 
© Ventos do Outono | 2016 | Todos os Direitos Reservados | Criado por: Luciana Martinho | Tecnologia Blogger. imagem-logo