maio 05, 2017

Quotes: Dom Casmurro

Olá pessoal, tudo bem?
A seleção de quotes de hoje é bem especial, pois é de um clássico da nossa literatura.


Quem nunca leu Dom Casmurro que atire a primeira pedra... não pera! Nem todos curtem o gênero, mas após empurrar com a barriga, me rendi a um clássico nacional, e confesso que gostei bastante da leitura. Confira aqui minha opinião.

Clique e compre
Sinopse: Dom Casmurro, um dos romances mais conhecidos do autor, foi publicado pela primeira vez em 1900. Bentinho, Capitu e Escobar são os protagonistas do enigmático triângulo amoroso criado por Machado de Assis e já fazem parte de nosso imaginário. A narrativa se passa na cidade do Rio de Janeiro, no período do Segundo Império, embora saibamos que as questões da obra não se circunscrevem a um tempo ou a um lugar específicos. A dúvida quanto à traição da mulher amada, que perpassa toda a narrativa, se amplifica em questões sobre as incertezas e vicissitudes tão humanas, a imaginação e a fragilidade de nossas convicções.

Agora, vamos ao que interessa:

“Deus recebe em ouro, Satanás em papel”

“Conhecia as regras do escrever, sem suspeitar as do amar; tinha orgias de latim e era virgem de mulheres.”

“Padre futuro, estava assim diante dela como de um altar, sendo uma das faces a Epístola e a outra o Evangelho.”

“Estávamos ali com o céu em nós.”

Sobre os olhos de ressaca de Capitu: “Traziam não sei que fluido misterioso e enérgico, uma força que arrastava para dentro, como a vaga que se retira da praia, nos dias de ressaca.”

“A eternidade tem suas pêndulas; nem por não acabar nunca deixa de querer saber a duração das felicidades e dos suplícios.”

“Quantas intenções viciosas há assim que embarcam, a meio caminho, numa frase inocente e pura! Chega a fazer suspeitar que a mentira é, muita vez, tão involuntária como a transpiração.”

“A insônia, musa de olhos arregalados, não me deixou dormir uma longa hora ou duas; as cócegas pediam-me unhas, e eu coçava-me com alma.”

“E quem sabe se os vaga-lumes, luzindo cá embaixo, não seriam para mim como rimas das estrelas?” 

E aí, curtiram? Me conta!

Até a próxima!!!
 
© Ventos do Outono | 2016 | Todos os Direitos Reservados | Criado por: Luciana Martinho | Tecnologia Blogger. imagem-logo